Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Chá Verde


O chá verde é originário da planta Camellia sinensis. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto. Algumas outras ervas são vendidas a título de chá verde, porém o verdadeiro chá verde é o feito a partir da folha do arbusto Camellia sinensis.

Estudos indicam que o chá verde é rico também em substâncias antioxidantes, chamadas polifenóis, que evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, auxiliando, por exemplo, no combate ao câncer, ao envelhecimento e na queima de gorduras.

O chá verde também é rico em tanino que faz diminuir as taxas do LDL colesterol e  fortalece as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. Possui bioflavonóides e catequinas: substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores. Também tem alcalóides e essas substâncias cnferem propriedades estimulantes, adristringentes, cicatrizantes e digestivas.

Um estudo feito nos Estado Unidos indica que o extrato de chá verde pode suprimir o crescimento de Helicobacter pylori (em vivo e em vitro). Um outro estudo feito na Coreia do Sul sugere que um polissacarídeo ácido encontrado no chá verde é significativamente efetivo na prevenção da adesão do H. pylori a células epiteliais humanas em cultura.

O chá verde também possui manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2.

Outras funções atribuídas ao chá verde são a atuação no Sistema Nervoso Central como estimulante, melhora o funcionamento intestinal e redução do perfil lipídico.

No entanto, segundo alguns estudos, pessoas que sofrem de alterações cardíacas devem evitar o uso abusivo do chá verde, pois o alto nível de alcalóides (substâncias semelhantes à cafeína) pode aumentar os batimentos cardíacos. Pessoas que tem úlceras e gastrites também devem evitar o excesso, pois o sabor amargo pode aumentar a produção de ácido gástrico. 

 O chá verde não deve ser usado a noite, principalmente para quem já sofre de insônia. Também não deve ser usado após o almoço para não prejudicar a absorção de alguns nutrientes, principalmente o ferro. O ideal é não combiná-lo com alimentos como leite e derivados. 

A preparação do chá verde difere um pouco dos chás tradicionais. A água não deve estar fervendo, pois do contrário as folhas acabam sendo cozidas e proporcionando um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ser maior que 3 minutos.

A quantidade de chá verde diária para quem não apresenta nenhum comprometimento é de até 4 xícaras ao dia, hipertensos não devem usar mais de 2 xícaras de chá por dia. Mesmo assim é importante ressaltar que o chá verde, se consumido por hipertensos, deve ser mais diluído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário