Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Colesterol

O colesterol é um tipo de gordura encontrado em nosso organismo. Ele é necessário para o funcionamento de todo o corpo, sendo importante para nós. Mas a partir do momento que está em excesso no nosso corpo, torna-se prejudicial! 

Ele é o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Nosso corpo usa o colesterol para produzir vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta.

As principais fontes alimentares de colesterol são origem animal, como as carnes (principalmente fígado, bucho, coração de galinha, gema do ovo), as manteigas, o leite integral, os iogurtes integrais, queijos amarelos, embutidos, creme de leite e produtos que contenham estes ingredientes.

Devemos sempre lembrar que os pães, biscoitos e doces em geral contêm ovo, leite e alguns outros alimentos fonte de colesterol. Por isso, cuidado! Outros alimentos como o café expresso também contém colesterol.

O excesso de colesterol pode trazer muitas complicações à saúde, como aterosclerose, doenças cardiovasculares, acarretando no aumento da pressão arterial, da glicemia e pode até prejudicar o bom funcionamento do rim (devido à doença cardiovascular). Para manter o controle do colesterol devemos então seguir algumas condutas:

- Fazer uma reeducação alimentar, tendo assim uma alimentação saudável

- Aumentar o consumo de fibras solúveis: presentes em frutas, verduras, sementes, leguminosas, entre outros.

- Consumir chá verde: Ajuda a reduzir o colesterol total e o LDL. Além disso, o chá verde contém cafeína e polifenóis que aumentam o metabolismo, facilitando a perda de peso.

- Consumir ômega-3

- Aumentar o consumo de alimentos a base de soja e a proteína de soja (leite, sucos, pastas, queijos...)

- Praticar exercícios físicos: Exercícios aeróbicos são uma forma de aumentar o HDL-C (colesterol bom) e reduzir o LDL-C (colesterol ruim), perder peso e controlar a pressão arterial.

Agora que você já sabe como reduzir ou controlar o seu colesterol, procure uma nutricionista e um profissional de educação física e mude seu estilo de vida!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário