Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

terça-feira, 3 de maio de 2011

Varizes

São veias doentes que se localizam na maioria dos casos superficialmente sob a pele, tipicamente, nos membros inferiores (coxas e pernas), tornando-se progressivamente dilatadas, alongadas e tortuosas. Levam a dor e sensação de queimação e cansaço nas pernas.

Fatores de Risco
- Hereditariedade
- Gravidez e múltiplas gestações
- Sexo (mulheres têm mais do que homens)
- Permanência longa sentada ou em pé, sem movimentos
- Atividades físicas de alto impacto repetitivo (saltos)
- Fumo
- Uso de salto alto constantemente
- Idade (envelhecimento)
- Influências hormonais (pílula anticoncepcional e menopausa)
- Trombose venosa anterior
- Constipação (ingestão baixa de águas e fibras)
- Estilo de vida moderna
- Obesidade

Quando procurar um médico - Diagnóstico:
-Deve-se fazer prevenção precoce, desde o aparecimento dos primeiros vasinhos (telangiectasias) ou microvarizes.
- Somente um médico angiologista saberá o melhor tratamento a ser realizado. É bom enfatizar que qualquer tratamento tem que ser acompanhado de mudanças no estilo de vida.

Em resumo, procurar um médico aos primeiros aparecimentos das telangiectasias (vasinhos) e mudar o estilo de vida.

Prática de exercícios físicos regulares, não fumar, controle da composição corporal/peso, movimentar-se ao máximo/andar durante o trabalho ou no lazer, evitar saltos altos, manter dieta balanceada, check-ups médicos regulares e tratamento precoce (escleroterapia) nas fases iniciais da doença.
Os exercícios físicos ajudam na maioria das causas das varizes como a obesidade, sedentarismo, constipação e estagnação do sangue venoso dos membros inferiores.
Existem muitas pessoas que acham que o exercício físico causa varizes. Isso é um MITO! As causas das varizes são relacionadas à doença ou defeito na veia tanto nas suas válvulas quanto na musculatura lisa das suas paredes. O trabalho muscular não tem nenhuma relação no problema intrínseco desta.
As complicações das varizes são: tromboflebite, embolias, edemas, entre outras. Nunca vemos ex-atletas ou freqüentadores antigos de academias reclamarem ou terem tido estas moléstias.
Duas das associações médicas mais importantes do mundo - o American College of Sports Medicine (ACSM) e a American Heart Association (AHA) - não têm nenhum posicionamento ou linha de estudos relacionando musculação a atividades físicas a varizes.
O grande fator de desenvolvimento das varizes é basicamente genético e estilo de vida. O desenvolvimento muscular e os exercícios de contra-resistência são de grande importância e até preventivos nesta patologia, já que a bomba muscular ajuda no retorno venoso nos membros inferiores. Principalmente os músculos da panturrilha. A musculação, na verdade, é a grande aliada na prevenção das varizes.
Horas trabalhando sentado, salto alto, fumo, alimentação pouco fibrosa, hereditariedade, idade, influências hormonais, estas são algumas das causas das varizes, uma hora de musculação, três vezes por semana não é a causa das varizes. Se você possui varizes procure um médico e comece a fazer exercícios com a orientação de um profissional para que esse problema possa ser atenuado e você possa viver uma vida normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário