Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Reducação Alimentar - O que é?

A reducação alimentar é um processo que engloba mudanças de hábitos não são só alimentares, bem como aspectos emocionais e a atividade física.
Neste processo estão envolvidas conscientização, aprendizado, muita disciplina e persistência.
Aspectos emocionais
O nosso registro cerebral é o de uma alimentação farta, com comidas normalmente gorduras, pesadas, carregadas no óleo, frituras e doces, pois é assim que somos criados e oi assim que nossos pais foram criados. Fora a criação que recebemos, ainda sofremos influência da mídia com alimentos altamente calóricos, mas que estão na moda e quem não quer estar na moda?  Para mudarmos o nosso registro cerebral, temos que mudar nossos hábitos. A princípio essa mudança gera desconforto, pois a vontade de voltar aos velhos hábitos irá surgir, mas persistindo na rotina alimentar saudável e balanceada, o nosso cérebro guarda essa informação e já não iremos buscar aqueles antigos alimentos. Eles não serão tão saborosos. É aí que vamos formando uma nova conexão no nosso cérebro, que vai começar se fortalecer à medida que vamos repetindo este ato e a antiga conexão vai se enfraquecendo, até desaparecer. É assim que se formam novos hábitos, o que era novo passa ser algo comum e automático, faz parte da sua vida agora e já não é mais algo difícil.

Aspectos Nutricionais
Na reducação alimentar aprendemos que a palavra chave é equilíbrio, moderação. É entender que comer de tudo de forma balanceada é possível, entender os mecanismos do nosso corpo e lidarmos com eles. Não é comer somente frutas, hortaliças, legumes e verduras ou deixar de comer uma coisa que goste muito. É justamente esta variedade e equilíbrio que nos leva a perder peso de forma gradual, saudável, sustentável e sem o indesejado efeito “io-io”. O que importa na reeducação alimentar é aprender a comer, pois dessa forma o seu objetivo será alcançado e sua saúde será mantida.
O plano alimentar tem que ser o mais próximo da realidade de cada um, respeitando a individualidade, pois isso virá a facilitar o processo de adesão e mudança que precisamos fazer para obter sucesso com a perda de peso. Por isso as famosas dietas da moda não são válidas. Elas são dietas generalizadas, não respeitando a rotina e a individualidade de cada um.
É preciso aprender o que, como e o porquê fazer mudanças na alimentação e não simplesmente fazer, pois só assim o nosso cérebro pode nos ajudar.

Atividade Física
A atividade física além de elevar o gasto calórico (queima calorias), também libera hormônios que proporcionam bem estar, acelerando o processo de emagrecimento. Dessa forma, ela auxilia na redução do estresse e da ansiedade, que conseqüentemente reduz a ingestão exagerada de alimentos desnecessários.

Por todos esses fatores a reducação alimentar é a melhor saída para atingir um objetivo. É o processo mais seguro para manter a boa qualidade de vida.
 Lembre-se: Você é o que você come! Se nos alimentarmos bem, teremos um futuro saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário