Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Lombalgia

            Lombalgia são dores associadas à disfunção e/ou degeneração lombossacral que causa uma irritação química ou mecânica nas terminações nervosas. A coluna lombar absorve grande parte do impacto das atividades diárias. Esta sobrecarga somada à falta de flexibilidade da região lombar e dos membros inferiores, sobrepeso, postura inadequada entre outras causas, favorecem a intensificação das dores.
           
           A lombalgia é caracterizada pelas dores na região mais inferior da coluna vertebral, podendo irradiar para as nádegas e membros inferiores. Esta é desencadeada por uma série de fatores conjugados que podem causar irritações químicas (como inflamações ou até mesmo danos nos tecidos envoltos na coluna lombar) ou mecânicas, em decorrência do estiramento ou rompimento do tecido conectivo (como ligamentos e tendões), um disco intervertebral herniado ou comprimido, espasmos dos músculos locais, traumas ou lesões nas vértebras, tumores ou outras afecções locais.
           
          Em torno de 70% a 90% das pessoas no mundo sentirão dores na coluna lombar em alguma fase de suas vidas. Mais da metade das pessoas adultas têm esse mal regularmente e ele tende a ir piorando com o passar do tempo. É a segunda maior causa de levar pessoas aos consultórios e a faltarem ao trabalho no mundo.
           
Os principais fatores de risco/ causa da lombalgia são:
            - Enfraquecimento muscular
            - Vida sedentária e aumento da gordura corporal
- Postura inadequada (encurtamento dos músculos)
- Lesões dos discos intervertebrais
- Hábitos cotidianos (repetitivos ou estressantes, esportes de alto nível)
- Depressão e ansiedade
- Falta de flexibilidade
- Envelhecimento - exercícios mal feitos e sem supervisão especializada

Para se iniciar o tratamento contra a lombalgia é imprescindível o diagnóstico médico de preferência ortopedistas ou reumatologistas.

Existem vários tratamentos que podem ser utilizados contra a lombalgia entre eles o medicamentoso, fisioterapia e a pratica de exercícios físicos. O importante é que para um melhor resultado estes tratamentos sejam combinados.

Uma boa opção de treinamento físico muito presente nas academias é o Core Training que tem como principal objetivo o fortalecimento da área central do corpo que envolve flexores e extensores da coluna, além de músculos do tórax. Os exercícios desenvolvem a força e resistência muscular e são realizados principalmente em plataformas instáveis.

A lombalgia também está relacionada a fatores psicológicos como depressão e ansiedade, porém suas principais causas podem ser evitadas com uma melhora da postura, exercícios físicos e uma melhora da composição corporal. Um pequeno desconforto quando você começa a realizar exercícios para a região afetada é normal. Porém dores agudas são sinais que os exercícios devem ser modificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário