Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

terça-feira, 31 de maio de 2011

Asma

           A palavra Asthma advém do grego e significa sufocante ou arquejante. Esta é uma doença inflamatória crônica caracterizada por hiper-responsividade das vias aéreas inferiores a estímulos alérgicos e não-alérgicos. Também leva a limitação do fluxo aéreo, o que pode ser reversível espontaneamente ou através de tratamento. É uma doença multicausal, resultado da interação entre genética, exposição ambiental e outros fatores específicos que levam a manutenção dos sintomas e do processo inflamatório crônico.
            Por ano, cerca de 350.000 internações por asma são verificadas no Brasil, sendo a quarta maior causa de hospitalização pelo SUS (2,3 % do total). Estima-se que haja 18 milhões de brasileiros com asma, dos quais, mais da metade não se trata como deveria. Junto às doenças pulmonares obstrutivas, compõem a maior causa de incapacitação física no Brasil.
            Os principais fatores que podem desencadear a asma são: pó ou poeira (contem ácaros); fumaça em geral, principalmente a do cigarro; alérgenos no ar (cheiros, perfumes, pólen de plantas), pêlos de animais; infecções virais; exercício físico e alterações emocionais.
            A asma pode ser classificada em diferentes níveis de acordo com os seus sintomas. A asma leve apresenta sintomas discretos ou esporádicos. Não prejudica o sono e não atrapalha as atividades diárias. A função pulmonar está normal ou próxima do normal. A asma moderada tem como sintomas mais significativos os chiados, tosse, cansaço fácil, sono prejudicado, atividade escolar ou no trabalho prejudicado, atividade esportiva diminuída, função pulmonar alterada em intensidade variável, mesmo fora das crises. Por fim a asma grave tem sintomas intensos, freqüentes, podendo ser diários, sem trégua, alteração importante de sono, descanso e desempenho escolar ou profissional e atividades físicas limitadas.
            O exercício é um dos mais comuns precipitantes da asma brônquica, ocorrendo após esforços vigorosos. Ocorre pelo ressecamento da via aérea pela hiper-ventilação. O BIE (Broncoespasmo induzido pelo exercício) não impede a prática normal de esportes, pois pode ser prevenida através da utilização de medicamentos e da elaboração de uma escala personalizada de aquecimento antes da realização de um exercício físico vigoroso. Entretanto, muitos pacientes necessitam de tratamento adicional. Os inalatórios de curta duração, utilizados 15 a 30 minutos antes do exercício, inibem o BIE por um período de 4 horas. Já os inalatórios de longa duração protegem o BIE por um período de 12 horas.
            O exercício físico também proporciona melhorias e ajuda no tratamento contra a asma. Alguns benefícios do exercício físico são:

- Melhora a mecânica respiratória e previne as alterações torácicas e posturais
- Aumenta a tolerância ao exercício e a capacidade de trabalho com menor desconforto e bronco-espasmo.
- Melhora o sono
- Aumenta o apetite
- Aumenta a capacidade funcional e/ou resistência;
- Diminuição da gravidade da dispnéia;
- Melhora da confiança, auto-estima e qualidade de vida;


Recomendações Importantes

- Evite o contato com fumantes. A fumaça é terrível para os asmáticos
- Evite mudanças abruptas de temperatura
- Tome muito líquido.
- Mantenha a casa limpa, livre de poeira, pois nela vive o ácaro, grande
causador de crises.
- Evite contato com animais de estimação, principalmente gatos
- Coloque regularmente as roupas ao sol.
- Pratique exercícios respiratórios, como a Yoga entre outros
- Evite cheiros fortes de perfume, material de limpeza, tintas, etc.

Exercite-se!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário