Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

segunda-feira, 6 de junho de 2011

AS GORDURAS DO BEM!

Gordura do bem? Isso existe? Sim, existe! Nem toda gordura vai aumentar o colesterol, engordar, causar danos ao coração. Existem gorduras amigas do coração e que, por incrível que pareça, elas também ajudam a manter a boa forma!

Incluem-se nesse grupo as gorduras do tipo ômega 3 e as do tipo monoinsaturadas ricas em ácidos graxos ômega 9.

O ácido graxo ômega 3, presente em peixes como salmão, atum, arenque e na sardinha e em grãos e sementes como na linhaça e quinua, é uma gordura de ótima qualidade e que possui propriedades antiinflamatórias.

A ingestão regular de ômega-3 na dieta tem efeito favorável sobre os níveis de triglicerídios, pressão arterial, redução da incidência de arteriosclerose, prevenindo desta forma as doenças cardiovasculares. Os alimentos fontes de ômega-3 devem ter presença garantida na nossa alimentação diária, principalmente com o intuito de PREVENÇÃO!!!

Já as gorduras monoinsaturadas (ômega 9) estão presentes em uma série de alimentos como o azeite de oliva extra-virgem, oleaginosas em geral (amêndoas, castanhas, nozes, pistache, avelã) e no abacate.

O ômega 9 é uma ótima fonte de antioxidantes. Seu consumo regular ajuda no combate ao colesterol total e no LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom). Além disso, é antiinflamatório, podendo reduzir a oxidação através da inibição da peroxidação dos lipídeos e combate aos radicais livres, fator que está envolvido nas doenças coronarianas, no câncer e no envelhecimento.

Esses tipos de gorduras também ajudam a emagrecer! Isso é devido a grande presença de gorduras monoinsaturadas que são responsáveis por manter o nível de açúcar no sangue estável e ativar o metabolismo da queima de gorduras.  Mas nada de comer castanha cheia de sal! Dê preferência aquelas sem sal. Na hora da compra, se possível, compre na casca (por exemplo no caso das nozes)  para que se preserve mais os nutrientes.

Depois de todos esses benefícios mostrados, a orientação final é: inclua esses alimentos na alimentação! Tenha o abacate como mais uma opção de fruta na sua casa, faça os lanchinho intermediários com as amêndoas, castanhas e nozes, utilize o azeite na salada no almoço e jantar, aumente seu consumo de peixes, introduza a linhaça nas refeições ou nas vitaminas, faça receitas saborosas com a quinua! Todos esses alimentos, além dos efeitos benéficos, produzem a saciedade! Aproveite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário