Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Diabetes Mellitus

            Diabetes Mellitus é um conjunto de situações resultantes da incapacidade do organismo em manter o nível de glicose no sangue dentro de limites normais, devido à deficiência e/ou ausência total de insulina, manifestando-se por anormalidades no metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídeos. Com freqüência o mau controle da doença leva a complicações micro e macro vasculares e neuropáticas. Dentre os principais sintomas encontram-se: micção freqüente (poliúria), sede exagerada (polidpsia); fome excessiva (polifagia); perda de peso rápida; fraqueza e fadiga; irritabilidade, náuseas e vômitos, visão borrada, formigamento nas pernas, pés ou mãos, infecções freqüentes ou recorrentes na pele, gengiva ou bexiga, cicatrização lenta etc.
            A Diabetes Mellitus pode ser classificada de duas formas:
 I) Diabetes Tipo I
É uma doença auto-imune que lesa irreversivelmente as células beta do pâncreas, usualmente levando a deficiência completa de insulina. Em estágios iniciais ocorre a presença no sangue de diversos anticorpos: anti-ilhota pancreática, o anticorpo contra enzimas das células beta (anticorpos antidescarboxilase do ácido glutâmico - antiGAD) e anticorpos anti insulina.

 II) Diabetes Tipo II
Caracterizado por graus variados de resistência à insulina, freqüentemente evolui para um estágio posterior de relativa deficiência na liberação de insulina. Dentre os fatores predisponentes, destacam-se: obesidade, sedentarismo, estilo de vida ou simplesmente o envelhecimento.

O tipo I, normalmente insulinodependente, afeta aproximadamente 5% de todos os casos de diabetes no mundo. O tipo II tem uma prevalência de 90% na população acometida por essa doença. Aproximadamente 5-10% dos casos de diabetes se devem a outras causas que geralmente são transitórias e não-crônicas, incluindo o diabetes gestacional (2-5%), diabetes induzido por drogas ou medicamentos, síndromes genéticas, infecções, etc.
            Os critérios estabelecidos para o diagnóstico de Diabetes estabelecido pelo American Diabetes Association são: glicose plasmática medida ao acaso, maior ou igual a 200 mg/ dl com sintomas; glicose plasmática em jejum igual ou maior que 126 mg/dl ou glicose de 200  mg/dl ou mais após 2 horas de teste de tolerância à glicose (TOTG)com consumo de 75g de glicose. Uma glicose plasmática de jejum (GPJ) menor ou igual a 110 mg/dl é considerada normal e entre 110-126 mg/dl é definida como uma condição de tolerância diminuída à glicose ou prediabetes .
            A Diabetes é a primeira causa de cegueira adquirida, de ingresso de pessoas em programas de diálise no 1° mundo e entre as três causas mais freqüentes na América Latina, importante determinante de amputação de membros inferiores e esta entre os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.
             Nos dias de hoje se sabemos que o exercício físico bem orientado ajuda no tratamento da Diabetes proporcionado, dentre outros, esses os seguintes benefícios.
- Diminuição da Hemoglobina glicosada
- Aumento dos níveis do HDL e diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides
- Diminuição do peso corporal
- Aumento da capacidade física
- Aumento do bem-estar
- Melhora da qualidade de vida
- Maior captação de glicose pelas células

Nenhum comentário:

Postar um comentário