Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Alimentação Complementar


Chegou a hora de introduzir “papinha” para seu bebê? E agora? O que oferecer?
Muitas mães se sentem inseguras ao se deparem com o momento de iniciar a alimentação complementar ao aleitamento materno. Porém não há mistérios, uma orientação segura de profissionais de saúde como o médico pediatra, enfermeiro e principalmente do nutricionista auxiliam nesta transição não comprometendo o estado nutricional e o crescimento da criança.
A alimentação complementar deve ser oferecida após os seis meses. Lembrando que até os seis meses de vida o bebê deve ficar exclusivamente no aleitamento materno!!
Os alimentos devem ser oferecidos nas refeições principais como café da manhã, almoço e jantar, deixando o leite materno para os lanches intermediários. Se por algum motivo o aleitamento for suspenso por completo, o alimento deve fazer parte de todas as refeições.
A princípio os alimentos devem ser oferecidos na forma pastosa, como purê, e gradativamente deve aumentar a consistência até chegar à alimentação da família. Lembrando que a melhor opção sempre é a alimentação saudável!
Para isso, deve-se oferecer frutas, verduras e legumes ao invés de frituras, doces e alimentos gordurosos! O bebê não sabe diferenciar o doce do salgado ou amargo, logo o preparo das refeições deve ser realizado sem adição de sal ou açúcar.
 Uma alimentação variada é uma alimentação colorida, diversificada e saborosa. Assim, você garante o consumo ideal de vitaminas e minerais para o crescimento e desenvolvimento adequado do seu bebê.
A mistura cotidiana de arroz com feijão é muito rica, pois fornece proteínas de excelente qualidade, comparável com as da carne. A oferta de carne e outros alimentos como leite, queijo, ovos e iogurte, também são importantes fonte de proteína de boa qualidade.
São necessárias de oito a dez exposições a um novo alimento para que ele seja aceito pela criança. Muitos pais, talvez por falta de informação, não entendem esse comportamento como sendo normal de uma criança e interpretam a rejeição inicial pelo alimento como uma aversão permanente ao mesmo, desistindo de oferecê-lo à criança.
Mais uma informação importante é que a comida deve ser preparada diariamente. Fazer uma panela grande de “papinha” para durar 3 dias não é correto! As vitaminas e minerais começam a se perder e ainda há o risco da comida estragar.
E a água deve ser sempre oferecida para a hidratação da criança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário