Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Por que é importante beber água?

O organismo de um adulto saudável é constituído por cerca de 60% de água, distribuídos entre o líquido extracelular e intracelular.

Ela age como reguladora de temperatura, diluidora de sólidos e transportadora de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos. Bebemos água para ajudar na diluição e funcionamento normal dos órgãos para em seguida ser eliminada pela urina e por evaporação nos poros. Também permite-nos movimentarmo-nos, lubrificando as articulações e tonificando os músculos; e, durante a gravidez, é o principal constituinte do líquido amniótico que protege e nutre o bebê.

Embora a água não forneça calorias ela é essencial para a produção de energia, já que nenhuma célula pode funcionar sem água. A maioria das atividades relacionadas à digestão e absorção exige que os nutrientes estejam em solução, e a água é fundamental neste processo. Ela também é necessária para a produção de enzimas, saliva e suco gástrico que facilitam a digestão.

Os alimentos que ingerimos diariamente contribuem para a produção de toxinas que circulam no sangue. Quando não são eliminadas, estas substâncias vão intoxicando o organismo, contribuindo para o envelhecimento e causando doenças, nomeadamente as de origem cancerígena. Os rins são os responsáveis pela eliminação destas substâncias nocivas. Se bebermos a quantidade de água recomendada, não sobrecarregamos este órgão. Facilitaremos, assim, o trabalho dos rins, uma vez que a água contribui para a dissolução das toxinas, o que permite uma eliminação mais fácil.

Uma boa hidratação também contribui para controlar o inchaço e a retenção de líquidos, muito comum em mulheres durante o período pré menstrual, pois uma ingestão de água equilibrada ajuda a ativar a circulação, que contribui tanto na melhora da celulite, quanto para carregar o excesso de sódio e outras toxinas, que contribuem para a retenção hídrica.

A água também é capaz de melhorar o aspecto da pele, unhas e cabelo. Melhorar a performance durante a prática de qualquer atividade física, já que os músculos precisam estar irrigados afim de evitar cãibras ou contusões. Um organismo hidratado é um organismo metabolicamente ativo, o que contribui no processo de emagrecimento e para o bom funcionamento do intestino, evitando a constipação intestinal.

Sintomas como perda de apetite, desempenho físico diminuído, esforço aumentado para o trabalho físico, náuseas, dificuldade de concentração, tontura, insônia são indícios de que o organismo está sofrendo desidratação. E uma perda de 20% de água corpórea acarreta em morte.

Portanto: Hidrata-se! Não deixe para tomar água somente nos momentos que sentir sede, pois a sede já é o primeiro sintoma que o corpo está sofrendo uma desidratação.

Um comentário: