Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A importância do treinamento de flexibilidade

          Flexibilidade é a capacidade física do organismo para a execução de movimentos de grande amplitude. Elasticidade e mobilidade são considerados termos sinônimos de flexibilidade, e podem ser encarados como suas classificações.
           A flexibilidade é um requisito básico para a boa execução de movimentos. O desenvolvimento da flexibilidade tem efeitos positivos sobre fatores físicos do desempenho, assim como a técnica esportiva. A seguir uma análise da sua influência na força, na velocidade e na resistência.

Força
Com o aumento da flexibilidade, os movimentos podem ser executados com maior força. Músculos não alongados e com pequena capacidade de alongamento têm menor força. 

Velocidade             

A flexibilidade tem papel importante na técnica de corridas em sprint (100 ou 200 metros, por exemplo). O alongamento da musculatura garante um maior desempenho. 

 Resistência

Até mesmo os atletas de fundo incluem em seu treinamento o trabalho de flexibilidade, pois já foi constatado que uma melhor flexibilidade está relacionada à economia energética. 

Profilaxia de lesões 

Uma boa flexibilidade contribui para o aumento da tolerância à carga e para a prevenção de lesões. Através do alongamento pode-se evitar que os músculos sobrecarregados por desenvolverem grande força ou velocidade sofram um encurtamento e conseqüentemente um desequilíbrio muscular.


Otimização da recuperação 
Após o treinamento (sobretudo o de força e velocidade) a musculatura apresenta uma grande tensão, que é desfavorável para a recuperação. Por esta razão devemos praticar exercícios de alongamento, que favoreçam o processo de recuperação. 

Treinabilidade da flexibilidade 
A flexibilidade pode ser rapidamente desenvolvida com treinamento diário. A idade ideal para o treinamento é entre os 11 e 14 anos, pois nessa faixa etária é possível obter rendimentos elevados. Isto não significa que não possamos alcançar bons resultados em faixas etárias mais elevadas, embora o aumento da idade seja um fator limitante para a melhor flexibilidade. Treinamentos regulares não podem evitar essa perda fisiológica de flexibilidade em função da idade, mas podem retardá-la.

A capacidade de alongamento da musculatura, assim como dos ligamentos e tendões, é maior em pessoas do sexo feminino. Neste caso as mulheres levam vantagem em relação aos homens.
         Uma grande massa muscular (em atletas que praticam levantamento de peso, fisiculturismo) também constitui um fator limitante da flexibilidade, limitação esta que é puramente mecânica. Seria conveniente se uma musculatura fortemente desenvolvida, dispondo de maior força em função dessa hipertrofia, apresentasse melhor flexibilidade e não uma limitação dessa característica.
         O treinamento da flexibilidade está sempre associado a um treinamento de força específico: quanto mais fortalecido for um grupo muscular, mais ele deverá ser relaxado e submetido a um alongamento.
        Devemos levar em consideração oito regras básicas e práticas para um treinamento seguro e eficiente da flexibilidade: 

1.  Realizar exercícios de forma lenta e gradativa até o ponto de limitação e manter a posição por 20 a 30 segundos, procurando relaxar a musculatura que está sendo alongada.

2.  Incluir os exercícios de alongamento em toda sessão de treinamento, podendo fazê-lo tanto no início quanto no final da sessão.

3.  Evitar os exercícios bruscos e balísticos, especialmente se estes não forem específicos do seu esporte.

4.  Praticar ao menos três vezes por semana uma série de alongamentos dos principais grupos musculares. Por exemplo: 6 a 10 exercícios, com 3 séries completas.

5.  Fazer os exercícios de alongamento para relaxar e não para sofrer.

6.  Estar sempre atento à postura e ao alinhamento corporal.

7.  Procurar executar os exercícios em um local calmo e silencioso, se possível com uma música agradável.

8.  Um professor de Educação Física é o profissional mais qualificado para orientar aulas de alongamento; sempre que possível peça orientação a ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário