Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Creatina

A creatina é um composto de aminoácidos presente nas fibras musculares e no cérebro. A palavra deriva do grego Kreas, que significa carne. Geralmente metade da creatina armazenada é originada dos alimentos (principalmente da carne e peixe). 

A síntese endógena de creatina no fígado é suficiente para as atividades normais do dia-a-dia. Além do fígado, a creatina é sintetizada nos rins e pâncreas a partir dos aminoácidos glicina, arginina e metionina. Em função disso, os vegetarianos não sofrem déficit de creatina por sua deficiência alimentar.

Profissionais de saúde rotineiramente medem os níveis de creatinina sanguínea para determinar a função renal.
A creatina é quebrada em creatinina após o exercício físico. O seu nível é equilibrado pelos rins e logo após ela é eliminada pela urina.

Os efeitos ergogênicos propostos são aumento da força explosiva, aumento da massa corporal magra e diminuição do tempo de recuperação entre esforços repetitivos de alta intensidade e curta duração.
A grande parte das pesquisas que buscou observar os efeitos ergogênicos da suplementação com creatina sobre a força explosiva mostrou resultados positivos. No entanto, os estudos realizados por alguns cientistas falharam em demonstrar tal efeito.

A suplementação, quando associada a exercícios com sobrecarga, gera aumento de volume e irrigação muscular com maior captação de nutrientes e oxigênio para os músculos. Este aumento de volume ocorre de modo rápido.

O consumo de creatina junto com carboidrato de alto índice glicêmico aumenta o conteúdo muscular deste composto em aproximadamente 10%. Há um aumento na captação de creatina pela fibra muscular e, conseqüentemente, sua ingestão com esse carboidrato pode aumentar seu efeito.

Muito se fala sobre a retenção hídrica, possivelmente, causada pela creatina. Ela é mito ou verdade?? A creatina é uma substância osmoticamente ativa. Com isso, o aumento intracelular de creatina pode induzir o fluxo de água para o interior das células. Esse efeito causa a retenção hídrica.

A ANVISA deixa claro que a utilização do suplemento é exclusivo a atletas, ou seja, “praticantes de exercício físico com especialização e desempenho máximos com o objetivo de participação em esportes com esforço muscular intenso”. O uso não é recomendado para praticantes de exercício físico, para recreação, estética e/ou promoção da saúde, pois não necessitam de grande explosão muscular. Uma dieta equilibrada é suficiente para atender as necessidades dessas pessoas.

Cabe ressaltar que a suplementação deve ser prescrita e acompanhada por um nutricionista ou médico e que sua utilização não substitui uma alimentação equilibrada. O uso não é permitido para crianças, gestantes, idosos e portadores de enfermidades, mesmo que esses sejam atletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário