Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Os benefícios do exercício aeróbio


Provavelmente você já caminhou na rua, correu, nadou, andou de bicicleta para se distrair o com algum objetivo especifico, como por exemplo, perder peso. Estas atividades citadas acima são denominadas de exercícios aeróbios, porque necessitam de uma grande quantidade de oxigênio para “queimar” os nutrientes que são estocados em nosso organismo através da nossa alimentação, principalmente as gorduras (triglicerídeos) e carboidratos (glicose e glicogênio). Esses nutrientes liberam energia para que nosso corpo se movimente.

A gordura é a forma de estocagem mais comum de calorias no nosso corpo, assim, uma das maneiras mais efetivas de nos livrarmos do excesso de peso e calorias sob a forma de gordura, é fornecendo energia para a execução de uma atividade aeróbia, como caminhar. Portanto, quanto maior for nossa capacidade aeróbia, mais acentuada será a queima da gordura em nosso sistema, tudo isso devido ao aumento de consumo de oxigênio.

Fazer caminhadas, correr, nadar, andar de bicicleta, faz bem tanto para a mente como para o corpo, trazendo vários benefícios para nossa saúde como: desenvolve a capacidade de raciocínio, mantém o tônus muscular, controla a pressão arterial, o peso corporal, melhora a auto-estima, combate o estresse e a depressão, proporciona a nutrição das juntas e cartilagens, eleva a capacidade pulmonar e imunológica, reduz a incidência de episódios infecciosos, entre outros.

O treinamento aeróbio proporciona importantes adaptações no sistema cardiorrespiratório (sistema responsável pela respiração e circulação sanguínea), que após certo período de treinamento, aumenta sua capacidade de oferecer oxigênio ao organismo. O condicionamento aeróbio é proporcional à capacidade do nosso organismo em captar o oxigênio do ar atmosférico, transportá-lo pela corrente sanguínea e utilizá-lo em nossas células como um gradiente para transformar substratos energéticos como a gordura, por exemplo, em energia mecânica (contrações musculares e movimento corporal). Fazendo exercícios aeróbios matamos não dois, mas três coelhos com uma paulada só: aumentamos nosso condicionamento físico, diminuímos os riscos de adquirirmos doenças como as citadas anteriormente e ainda utilizamos a gordura como combustível para o treinamento.

Para evitar riscos durante a pratica de exercícios em geral como lesões, por exemplo, deve- se procurar um profissional de educação física para uma devida avaliação de sua atual capacidade e para a formulação de um treinamento que respeite suas características e objetivos. ABANDONE O SEDENTARISMO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário