Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Comer ajuda crescer!


Quem nunca ouviu falar que criança que não come não cresce? E é verdade! O crescimento e desenvolvimento da criança depende muito da sua alimentação.

A genética, as condições da gravidez e do parto irão influenciar bastante, mas a alimentação pode ajudar esse processo.  Se a criança tiver uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras, ela terá uma ótima quantidade de vitaminas e minerais em seu organismo e isso ajudará no seu crescimento, desenvolvimento e desempenho físico.

Já se a alimentação da criança for rica em gordura e açúcar, ela terá uma altura abaixo da média. É considerada com baixa estatura aquela criança ou adolescente que está significativamente abaixo da média de altura para um indivíduo da mesma idade e sexo segundo os padrões estabelecidos para população.

Isso ocorre porque esses alimentos ricos em gordura e açúcar fazem com que a criança engorde, tenha pouco nutriente em seu organismo e com isso alguns hormônios ficam em desordem, acarretando em diversos problemas de saúde e desenvolvimento.

Então, como obter uma alimentação adequada para o crescimento? Vamos mostrar alguns nutrientes essenciais nesse processo!

Zinco
O zinco participa de uma variedade de processos celulares, como co-fator para inúmeras enzimas, produção de proteínas e de material genético (DNA e RNA). Ainda pode influenciar a regulação de hormônios que atuam sobre a divisão e proliferação das células. O zinco também é encontrado na estrutura cristalina dos ossos, tornando possível a necessidade de sua participação para a formação e calcificação óssea. Portanto, esse mineral é essencial para o crescimento, e na adolescência, sua retenção no organismo aumenta significativamente durante a fase de estirão (fase de rápido crescimento).

Ferro
O ferro tem papel no desenvolvimento cognitivo, sistema imune, parte ativa de enzimas, transporte respiratório do oxigênio e gás carbônico pelo sangue, e componente de estruturas essenciais ao organismo, como o caso das proteínas hemoglobina (transporta oxigênio dos pulmões às células) e mioglobina (transporta e armazena oxigênio nos músculos).
Esse mineral é importante no crescimento, especialmente na adolescência, por auxiliar na construção da massa muscular acompanhada por aumento do volume sanguíneo.

Vitamina A
A vitamina A desempenha função essencial na visão, mecanismos de defesa e na reprodução humana. Seu envolvimento no processo de crescimento está relacionado com a secreção do hormônio GH a noite, assim como no desenvolvimento do esqueleto através do seu efeito sobre a síntese de proteínas e diferenciação das células ósseas.

Ácido fólico (folato)
Assim como o zinco, o folato age como coenzima em várias reações celulares, é necessário na divisão celular e na formação do DNA e RNA. O folato é extremamente importante para o desenvolvimento fetal devido ao rápido crescimento durante a gestação. O folato também é essencial para a formação de células sanguíneas (hemácias e leucócitos) na medula óssea.

Vitamina B6
A piridoxina – vitamina B6 – favorece a respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas. Ela ajuda no metabolismo dos aminoácidos, sendo importante para um crescimento normal, e é essencial para o metabolismo do triptofano e para a conversão deste aminoácido em niacina (vitamina B3). Isso mostra que as vitaminas têm uma ligação entre si, tornando-as todas importantíssimas para o nosso organismo!

Vitamina B12
Essa vitamina também auxilia no metabolismo dos aminoácidos e ácidos nucléicos (DNA), é indispensável na formação do sangue. Ou seja, outra vitamina super importante para o processo de crescimento.


Agora que você já sabe como fazer seu filho crescer, incentive o consumo de frutas, legumes e verduras. Mostre para ele como um prato colorido é importante para sua formação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário