Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Hérnia de Disco

          O disco vertebral é a estrutura localizada entre as vértebras que, dotada de perfeita elasticidade, permite conexão das mesmas, mobilidade articular, sustento e amortecimento. Deve ser preservado para que a coluna mantenha sua integridade. O disco sofre com o tempo e, sobretudo, a partir da terceira década de vida inicia-se uma deterioração estrutural levando a redução da altura e afrouxamento ligamentar.

                Cerca de 80% da população mundial sofre de dores lombares, e atribui-se 30 a 40% destes casos a hérnia discal, afeta a 1-2% da população, constituindo, no Brasil, a 3° causa de aposentadoria por invalidez. Esta ocorre a partir do somatório de pequenos traumas na coluna que vão lesando a estrutura dos anéis fibrosos, permitindo uma herniação ou extravasamento do núcleo pulposo, podendo levar a compressão de raízes nervosas da coluna vertebral.

                O núcleo pulposo migra de seu local de origem (centro do disco) para a periferia escapando na direção do canal medular ou pelos espaços por onde passam as raízes nervosas. A partir daí o abaulamento da cartilagem provoca compressão do feixe nervoso e/ou dos vasos sanguíneos. Esta compressão provoca comprometimento na irrigação sanguínea às raízes, inflamações, dores e formigamentos. Dependendo do local da hérnia, pode-se apresentar dores, perda de sensibilidade ou fraqueza muscular.

                O tratamento pode ser clinico (Analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, fisioterapia, acupuntura, repouso absoluto, RPG, hidroterapia e eletro-acupuntura) ou cirúrgico.

                Os principais fatores de risco e causas da hérnia de disco são:
- Enfraquecimento muscular (atrofia)
- Vida sedentária
- Postura inadequada
- Esforços físicos exagerados
- Hábitos cotidianos (repetitivos ou estressantes)
- Traumas, infecções ou inflamações
- Neoplasias ou distúrbios circulatórios

                Algumas recomendações são muito importantes para pessoas que possuem hérnia de disco. Procurar ter uma boa composição corporal, pois, indivíduos com má composição corpórea tendem a aumentar a compressão nos discos.

Ao realizar a flexão de tronco partindo da posição de pé, manter a curvatura lombar e se possível apoiar com uma das mãos. Ex.: Ao debruçar na pia para escovar os dentes.

Evitar deitar em camas com colchões muito macios ou muito rígidos. O travesseiro ideal é o que mantém a curvatura cervical. Dormir de lado.

Ao abaixar para pegar algo no chão flexionar os joelhos.

Evitar ficar sentado ou em pé por um longo período de tempo.

Realizar exercícios sempre preservando a curvatura lombar.

Evitar exercícios de rotação da coluna vertebral e/ou que promovam grande impacto e amplitude de movimentos nos discos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário