Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

terça-feira, 26 de junho de 2012

Diet e light


DIET
São alimentos adequados para utilização em dietas diferenciadas ou opcionais, normalmente com restrição do nutriente que não se pode ingerir. A expressão DIET pode ser usada também para alimentos sem adição de açúcar.
LIGHT
São alimentos cujo valor energético (calorias) ou conteúdo de algum nutriente (açúcares, gorduras, sódio, etc.) é baixo ou reduzido em pelo menos 25% quando comparado ao produto em sua apresentação normal.
 ATENÇÃO AOS RÓTULOS
Os rótulos são a maior fonte de informação quanto à composição, qualidade e características dos alimentos e auxiliam para uma escolha certa e adequada na hora da compra. Ler a tabela nutricional dos alimentos e as informações nutricionais do rótulo é muito importante! Assim você vai saber, por exemplo, quais as quantidades de calorias e nutrientes (gorduras, carboidratos, proteínas, etc.) presentes na porção do alimento a ser consumido.
Seguem abaixo algumas dicas na hora de escolher seu produto:
DIET
Bolos sem açúcar e Capuccino sem adição de açúcares
Geléia sem adição de açúcares
Sal hipossódico (até 20% de sódio presente no sal convencional)
LIGHT
Bolo light – com teor reduzido de açúcar
Sal light – com teor reduzido de sódio
Margarina light – com teor reduzido de gordura

DÚVIDAS FREQUENTES
1- Diet é um produto somente “sem açúcar”?
Não necessariamente. O produto diet tem, na maioria das vezes, restrição de algum nutriente seja esse carboidrato (açúcar) gordura, proteína, sódio ou outro.
2- Qual a diferença do alimento diet sem açúcares e o alimento diet sem adição de açucares?
O alimento diet sem adição de açúcares é aquele em cujo preparo não são utilizados açúcares como ingredientes (açúcar refinado, cristal, mel, glicose, etc.), porém o produto final pode conter açúcares provenientes de seus próprios ingredientes (ex: frutose, o açúcar da fruta). Já os alimentos diet sem açúcar não possuem nenhum tipo de açúcar (adicionado no preparo ou do próprio ingrediente) em sua composição.
3- O alimento DIET tem sempre menos calorias que o produto convencional?
Isso depende dos nutrientes restringidos no produto. Portanto compare a tabela nutricional dos produtos para saber a composição e a quantidade dos ingredientes presentes nos mesmos. Um exemplo é o chocolate. No chocolate convencional os principais ingredientes são açúcares e gorduras, já no chocolate diet o açúcar é retirado deixando a gordura como ingrediente principal e aumentando as calorias do produto, já que gorduras têm mais calorias que os açúcares.
4- E o alimento LIGHT tem sempre menos calorias que o produto convencional?
Depende. Se ele for light porque tem baixo ou reduzido valor energético, ele será menos calórico. Mas, por exemplo, se ele for light relacionado ao teor reduzido de sódio ou colesterol seu valor energético poderá ser igual ao do alimento convencional.
5- Qualquer pessoa pode consumir alimentos DIET?
Sim. O alimento diet é destinado às pessoas que não podem ou não querem ingerir determinado nutriente e, portanto pode ser consumido por qualquer pessoa.





Fonte: www.anutricionista.com

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Adoçantes: vantagens e desvantagens

ADOÇANTE é um produto composto de edulcorantes que são substâncias com alta capacidade de adoçar. Geralmente são dezenas, às vezes centenas de vezes mais doces do que o açúcar. Entre os edulcorantes estão os naturais e os artificais:
  • Artificiais (principais): sacarina, ciclamato, aspartame, sucralose.
  • Naturais: stevia e frutose*.
* Somente a frutose contém calorias.

Adoçantes artificiais – vantagens e desvantagens
 Sacarinas (sódica ou cálcica): A vantagem da sacarina é que pode ir ao fogo, é permitida para diabéticos e não possui calorias, porém a desvantagem é que em altas concentrações deixa sabor residual amargo.

Ciclamato: É aplicado em adoçantes de mesa, bebidas dietéticas, geléias, sorvetes, gelatinas, entre outros. A vantagem é que assim como a sacarina é estável em altas temperaturas e permitido para diabéticos, a desvantagem, no entanto é que por conter sódio deve ser consumido com moderação por hipertensos além de deixar sabor residual azedo.

Aspartame: Possui sabor agradável e semelhante ao açúcar branco, só que com potencial adoçante 200 vezes maior, permitindo o uso de pequenas quantidades. Possui a desvantagem de ser sensível ao calor perde o seu poder de adoçamento em altas temperaturas. É contra indicado para pessoas portadoras de fenilcetonúria, uma doença genética rara, que provoca o acúmulo da fenilalanina no organismo, causando retardo mental. Apesar de ser acusado de causar câncer em animais de laboratório, não existem comprovações cientificas deste fato em seres humanos.

Sucralose: Possui sabor agradável. Pode ser usada como adoçante de mesa, em preparações como refrescos e sobremesas instantâneas, aromatizantes, conservantes, temperos, molhos prontos, compotas, etc. possui as vantagens de poder ir ao fogo e ser permitido para diabéticos. No entanto a desvantagem fica por conta do seu custo que é bastante elevado.


 Adoçantes naturais
Stevia: Com boa estabilidade em altas ou baixas temperaturas, pode ser consumida sem nenhuma contra-indicação por qualquer pessoa. Não produz cáries, não é calórica e não é tóxica. Sua desvantagem é que apresenta sabor residual.

Frutose: Realça os sabores e aromas naturais dos alimentos, sua absorção ocorre lentamente, logo não provoca picos de altos e baixos no teor de açúcar sanguíneo. Porém o excesso de frutose pode acarretar em aumento de triglicerídeos. Pessoas com problemas no metabolismo lipídico também devem evitar seu consumo. Estudos comprovam que a utilização por tempo prolongado inibe a absorção do cobre, mineral essencial na síntese da hemoglobina. Não recomendada para diabéticos descompensados.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Receitas para reaproveitamento dos alimentos

Doce de casca de banana
Ingredientes:
5 copos de cascas de banana nanica, bem lavadas e picadas
2 copos e meio de açúcar
Modo de Preparo:
Cozinhe as cascas, em pouca água, até amolecerem. Retire do fogo, escorra, reserve o caldo do cozimento e deixe esfriar. Bata as cascas e o caldo no liquidificador e passe por uma peneira grossa. Junte o açúcar e leve novamente ao fogo baixo.
Mexa sempre, até o doce desprender do fundo da panela.

 Bolo de laranja com casca
Ingredientes:
2 laranjas (tamanho médio) seleta, natal ou bahia;
3 ovos;
2 xícaras de açúcar;
3/4 xícara de chá de óleo;
2 xícaras de chá de farinha de trigo;
1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de preparo:
Lavar a laranja com sabão em água corrente, retirando as impurezas. Cortar a laranja conservando a casca e tirar os caroços. Bater no liquidificador a laranja, os ovos, o açúcar e o óleo até que a laranja fique bem triturada. Levar o líquido a uma vasilha, acrescentando a farinha de trigo e o fermento, batendo bem. Passar o conteúdo para uma forma untada e enfarinhada. Assar em forno moderado.
  
Panqueca verde
Ingredientes:
Massa:

1 xícara (chá) de talos e folhas (espinafre, cenoura, beterraba) cortados e cozidos
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de margarina
½ colher (chá) de sal
2 ovos

Recheio:
6 xícaras (chá) de talos e folhas bem lavados e picados
2 colheres de sopa de ricota
2 colheres (sopa) de óleo
1 dente de alho picado
1 cebola picada
Sal a gosto
Modo de Preparo:

Massa:

Colocar os talos no liquidificador, acrescentar o leite e bater até a mistura ficar homogênea. Passar a massa por uma peneira. Devolver a massa para o liquidificador e acrescentar os ovos. Adicionar farinha, sal e margarina e reservar a massa.

Recheio:

Colocar o óleo numa panela. Acrescentar a cebola e o alho e deixar dourar. Acrescentar os talos e as folhas e água se necessário. Juntar o sal, tampar a panela e deixar cozinhar. Por fim acrescente a ricota e misture aos outros ingredientes.

Montagem da panqueca:
Colocar a massa na frigideira, espalhar bem e deixar fritar dos dois lados. Rechear as panquecas.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

COMO APROVEITAR INTEGRALMENTE OS ALIMENTOS

O aproveitamento integral dos alimentos além de diminuir os gastos com alimentação e melhorar a qualidade nutricional do cardápio, reduz o desperdício de alimentos, e torna possível a criação de novas receitas. Esse conceito deve ser realizado no dia a dia por qualquer pessoa.
As receitas preparadas na forma de reaproveitamento dos alimentos geralmente têm maior valor nutritivo, já que as fibras, algumas vitaminas e minerais estão concentrados nas cascas ou folhas ou talos, partes jogadas no lixo. Além disso, os pratos ficam bem criativos!
Observe como o nosso lixo está bem nutrido:
Casca de abacaxi - rica em vitamina C e Fibra. Use em sucos, bolo e no doce em pasta
Casca de banana
- vitaminas A, C e Complexo B. Use no preparo da farofa
Casca de goiaba
- vitamina C e Niacina. Use na goiabada e no suco
Casca de laranja
- vitamina C e Pectina. Use no doce cristalizado, geléia e bolo
Casca de limão
- rica em Vitamina C e Pectina. Use na geléia, suco e doce cristalizado ou para aromatizar bolos e doces
Casca de mamão
- vitaminas A e C. Use no doce em calda ou compota
Casca do maracujá
(parte branca) - rica em Pectina, Niacina, Ferro, Cálcio e Fósforo. Use no doce em calda.

Talo de Agrião - rico em vitaminas A, C e complexo B, Fósforo e Ferro

Talo de Brócoli
- contém vitamina A e C
Talo de Espinafre
- contém vitamina A, Ferro e Potássio
Talo de Salsa
- possui vitamina C, Ferro e Potássio

 Os talos de vegetais como couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, são ricos em fibras e podem ser aproveitados em refogados, no feijão, no arroz e na sopa.  Os talos do agrião ricos em vitaminas (A, C e complexo B) e minerais (Fósforo e Ferro), podem ser usados com ovos mexidos.
As folhas da cenoura são ricas em vitamina A e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas. Pode ser aproveitada também em massas de bolo de batata, nhoque e empadão, por exemplo.
A água do cozimento das batatas, legumes e verduras acaba concentrando as vitaminas e minerais. Aproveite-a juntando leite em pó e manteiga para fazer um purê, ou coloque-a para cozinhar o arroz, ou fazer um ensopado ou uma sopa.
 A casca da laranja fresca pode ser triturada e misturada ao sal grosso, oferecendo assim um sabor diferente e nutritivo ao sal.
Com as cascas das frutas como a goiaba e o abacaxi, pode-se preparar sucos batendo-as no liquidificador. Este suco pode ser aproveitado para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos ou mesmo para umedecer o bolo já pronto.

Obs.: Para utilizar folhas e cascas, não se esqueça de lavá-las antes. Escove bem em água corrente e mergulhe em molho de água com água sanitária e bicarbonato (veja abaixo).

Como higienizar frutas, verduras e legumes: 
 Lembrando que o manipulador deve sempre lavar as mãos com água e sabão, quando estiver em contato com qualquer tipo de preparação alimentícia.
1. Retirar as partes estragadas;
2. Lavar folha a folha ou um a um em água corrente;
3. Higienizar em solução com hipoclorito de sódio (água sanitária - 1 colher de sopa para 1 litro d’água) por 15 minutos ou de acordo com a instrução do rótulo. O hipoclorito pode ser encontrado em mercados ou adquirido gratuitamente nos postos de saúde. Por isso, exija o seu;
4. Enxaguar em água filtrada, pois a água corrente sem filtrar possui sujeira e microorganismos;
5. Colocar em utensílio limpo e coberto.