Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

sexta-feira, 1 de junho de 2012

COMO APROVEITAR INTEGRALMENTE OS ALIMENTOS

O aproveitamento integral dos alimentos além de diminuir os gastos com alimentação e melhorar a qualidade nutricional do cardápio, reduz o desperdício de alimentos, e torna possível a criação de novas receitas. Esse conceito deve ser realizado no dia a dia por qualquer pessoa.
As receitas preparadas na forma de reaproveitamento dos alimentos geralmente têm maior valor nutritivo, já que as fibras, algumas vitaminas e minerais estão concentrados nas cascas ou folhas ou talos, partes jogadas no lixo. Além disso, os pratos ficam bem criativos!
Observe como o nosso lixo está bem nutrido:
Casca de abacaxi - rica em vitamina C e Fibra. Use em sucos, bolo e no doce em pasta
Casca de banana
- vitaminas A, C e Complexo B. Use no preparo da farofa
Casca de goiaba
- vitamina C e Niacina. Use na goiabada e no suco
Casca de laranja
- vitamina C e Pectina. Use no doce cristalizado, geléia e bolo
Casca de limão
- rica em Vitamina C e Pectina. Use na geléia, suco e doce cristalizado ou para aromatizar bolos e doces
Casca de mamão
- vitaminas A e C. Use no doce em calda ou compota
Casca do maracujá
(parte branca) - rica em Pectina, Niacina, Ferro, Cálcio e Fósforo. Use no doce em calda.

Talo de Agrião - rico em vitaminas A, C e complexo B, Fósforo e Ferro

Talo de Brócoli
- contém vitamina A e C
Talo de Espinafre
- contém vitamina A, Ferro e Potássio
Talo de Salsa
- possui vitamina C, Ferro e Potássio

 Os talos de vegetais como couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, são ricos em fibras e podem ser aproveitados em refogados, no feijão, no arroz e na sopa.  Os talos do agrião ricos em vitaminas (A, C e complexo B) e minerais (Fósforo e Ferro), podem ser usados com ovos mexidos.
As folhas da cenoura são ricas em vitamina A e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas. Pode ser aproveitada também em massas de bolo de batata, nhoque e empadão, por exemplo.
A água do cozimento das batatas, legumes e verduras acaba concentrando as vitaminas e minerais. Aproveite-a juntando leite em pó e manteiga para fazer um purê, ou coloque-a para cozinhar o arroz, ou fazer um ensopado ou uma sopa.
 A casca da laranja fresca pode ser triturada e misturada ao sal grosso, oferecendo assim um sabor diferente e nutritivo ao sal.
Com as cascas das frutas como a goiaba e o abacaxi, pode-se preparar sucos batendo-as no liquidificador. Este suco pode ser aproveitado para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos ou mesmo para umedecer o bolo já pronto.

Obs.: Para utilizar folhas e cascas, não se esqueça de lavá-las antes. Escove bem em água corrente e mergulhe em molho de água com água sanitária e bicarbonato (veja abaixo).

Como higienizar frutas, verduras e legumes: 
 Lembrando que o manipulador deve sempre lavar as mãos com água e sabão, quando estiver em contato com qualquer tipo de preparação alimentícia.
1. Retirar as partes estragadas;
2. Lavar folha a folha ou um a um em água corrente;
3. Higienizar em solução com hipoclorito de sódio (água sanitária - 1 colher de sopa para 1 litro d’água) por 15 minutos ou de acordo com a instrução do rótulo. O hipoclorito pode ser encontrado em mercados ou adquirido gratuitamente nos postos de saúde. Por isso, exija o seu;
4. Enxaguar em água filtrada, pois a água corrente sem filtrar possui sujeira e microorganismos;
5. Colocar em utensílio limpo e coberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário