Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Quinua

A quinua é o mais novo cereal introduzido na alimentação brasileira. Na busca da alimentação mais saudável e equilibrada, a procura pelos cereais vem crescendo, pois esses fornecem boa quantidade de vitaminas e minerais e também são boas fontes de fibras.

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), a quinua é um dos poucos vegetais completos. É uma planta da família do espinafre, originária da região dos Andes, muito utilizada pelos Incas antes da chegada dos colonizadores. Conhecida como o “trigo dos Incas” é um tipo de cereal que produz uma semente pequena que constituiu no passado, a base da alimentação da família boliviana, e até hoje representa um elemento fundamental na dieta dos camponeses andinos. Contém alto valor nutritivo, rica em aminoácidos e carboidratos, fibras, sais minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, cobre e manganês) e vitaminas (B1, B2, B3, E).

 Para os incas é uma planta sagrada. Para o homem moderno é uma alternativa alimentar altamente nutricional, e ecologicamente viável, indicada para todas as idades.

Pode ser aproveitada desde as folhas, que podem ser preparadas refogadas como a couve-mineira e o espinafre, lnclusive os botões das flores podem ser consumidos como o brócolis. O grão, que é a forma de mais fácil aquisição, pode ser utilizado de várias maneiras: como salada, cozido e temperado; cozido como arroz; utilizado no preparo de sopas, no ligar da farinha de trigo para kibe quando fizer um tabule ou no lugar de farinha de trigo em preparações como tortas, empadões. Pode-se utilizar também a farinha de quinua para o preparo de mingau, pães, pudins, massa de panqueca, bolos, biscoitos, entre outros.

O grão é tão nutritivo que foi qualificado como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano pela Acadêmia de Ciências dos Estados Unidos, por seu extraordinário valor nutritivo. Sendo comparada apenas, ao leite materno, com o valor de suas proteínas superior ao de todos os demais cereais.

A quinua possui um elevado valor energético (347 Kcal por 100g), um elevado teor protéico e um balanço de aminoácidos excepcionalmente atrativo para a nutrição humana devido aos seus altos níveis de lisina e metionina. Conta ainda com 20 aminoácidos, dos quais 10 são essenciais (Histidina Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Fenilalanina, Treonina, Triptofano, Valina e Arginina).  É o único alimento vegetal que fornece todos os aminoácidos essenciais para a vida do ser humano.

Todos os aminoácidos essenciais da quinua real são maiores que o padrão e por isso ela é considerada uma proteína de alta qualidade nutricional. Apesar de altamente protéicos, os grãos não possuem o glúten, uma vantagem a mais devido ao grande número de pessoas que precisam restringir o glúten da dieta.

Além das proteínas são encontradas: vitaminas A (importante para a saúde dos olhos), B1, B2 e B3 (relacionados ao bom funcionamento do sistema nervoso central), B6 (ligada aos processos inflamatórios), E e C (antioxidantes, ou seja, previnem danos as nossas células) e os minerais, ferro (previne anemia); fósforo e potássio (ligado ao bom funcionamento dos músculos), magnésio (relacionados aos processos antiinflamatórios), zinco (constituinte do sistema imune) e o cálcio (contribui para boa formação dos ossos e dentes).

O grão é considerado ainda boa fonte de fibra o que contribui para o bom funcionamento do intestino, colabora na absorção do colesterol e da glicose. Possui ainda alto valor energético e rico em ômega 3 e 6. Rico em fitoestrógenos, substâncias naturais que imitam a ação de certos hormônios, ajudando a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.

A quinua atua na prevenção de doenças crônicas, como osteoporose, câncer de mama, doenças do coração e outras alterações femininas. A ingestão regular ajuda a combater anemias, problemas renais, tuberculose e doenças hepáticas. Age também na redução de agravos gastrointestinais, na integridade do sistema imune, na regulação das funções cardiovasculares e nos processos de cicatrização. A lisina é um componente relacionado ao desenvolvimento da inteligência, da rapidez de reflexos e de outras funções como a memória e a aprendizagem. O cereal possui ainda contribuições na recuperação das fibras musculares, é de fácil digestão e pobre em colesterol e gordura.

Recomenda-se o consumo diário, sendo que a quantidade mínima é de 3 colheres de sopa, podendo ser associada a ingestão de alimentos ricos em vitamina C, para aumentar a absorção dos seus nutrientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário