Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Como seu intestino pode te ajudar??

O funcionamento adequado do intestino é fundamental para perder peso porque está relacionado com a modulação de hormônios que ajudam na saciedade.
Para o intestino funcionar bem não quer dizer que evacuar todos os dias é sinal de que ele está saudável. As fezes têm que ser de coloração marrom, lisas (sem rachaduras), odor característico, inteira, sem restos de alimentos, mucos ou sangue. Quando for eliminada não pode ter dificuldade ou ficar muito tempo no banheiro.
A produção de fezes saudáveis é muito relacionada ao tipo de alimentação, atividade física, se fuma ou não, se  ingere bebida alcoólica, nível de estresse, ansiedade, depressão, ingestão de fibras e principalmente ingestão de água.
 As principais funções do intestino são modulação do sistema imunológico, atua na quebra e eliminação de agentes tóxicos e cancerígenos, previne contra o aparecimento de bactérias maléficas, atua no metabolismo de drogas, diminui a formação de colesterol e eliminação de hormônios, atuando na saciedade.
Uma refeição rica em gordura e proteínas ativa hormônios que sinalizam para o cérebro para que cesse a ingestão destes alimentos. Estes hormônios produzidos, também inibem a ativação de hormônios que levam ao aumento da fome e que faz com que a gente coma mais. Por isso devemos sempre mastigar bem os alimentos, pois assim o alimento tem tempo de chegar ao intestino, o intestino enviar um sinal para o cérebro de que a fome está sendo saciada e perdemos aquela sensação de muita fome. Quando comemos muito rápido, esse processo não consegue ser concluído a tempo e permanecemos com a sensação de fome. E normalmente quando ainda temos fome, comemos mais! Por isso engordamos!
Os hormônios da saciedade têm ação não somente no cérebro, mas também no nosso estômago fazendo com que haja retardamento no esvaziamento, ou seja, o alimento fica mais tempo no estômago e este também emite sinais de saciedade para o cérebro.
Para que nosso intestino funcione de forma saudável e produza fezes adequadas, é preciso ter alguns hábitos como:
- Aumentar a ingestão de água. Ande sempre com uma garrafinha, pois dessa forma você irá lembrar de beber água. A ingestão de água deve se tornar um hábito comum.
- Fazer ingestão de probióticos. Para isso temos hoje vários produtos com lactobacillus e outras bactérias benéficas ao nosso intestino.
- Aumentar o consumo de fibras. Elas estão presentes nas frutas, verduras, legumes, cereais (aveia, cereais matinas ricos em fibras e outros), sementes (linhaça).
- Diminuir o consumo de alimentos industrializados, pois contém um excesso de conservantes, corantes, açúcar e sódio (sal).
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e bebidas gasosas;
- Não fumar;
- Praticar atividade física.
- Evitar o consumo de medicamentos como laxantes. Mesmo que sejam homeopáticos ou fitoterápicos, pois causam dependência e danificam a flora intestinal, fazendo com que seu intestino tenha um número muito grande de bactérias maléficas e isso pode acarretar em liberação de toxinas para o seu organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário