Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Por que mastigar bem os alimentos?

Mastigar bem e com calma não significa mastigar 24 vezes o alimento. Não é necessário contar quantas vezes você mastiga os alimentos antes de engolir!
A digestão do alimento se inicia na boca, onde as glândulas salivares produzem enzimas que são responsáveis por dar início ao processo digestivo, como a amilase que começa a digestão do amido e a lipase que realiza uma pequena parte da digestão de gorduras.
O ato de mastigar ativa a salivação e é responsável por triturar o alimento. Quanto menor os alimentos estiverem, melhor será a digestão e absorção de seus nutrientes pelo intestino. Uma mastigação apropriada fornece ao nosso organismo o tempo necessário para liberar hormônios e sinalizadores que promovem uma maior saciedade. Desta forma, a ingestão alimentar será menor, pois seu organismo já estará saciado. Comendo menos, emagrecemos!
Se não mastigarmos corretamente, esse processo de ativação da saliva não é realizado, assim as enzimas existentes na saliva não realizam a pré-digestão do carboidrato. 
Além disso, os alimentos quando não são triturados na mastigação, chegam ao estômago em um tamanho inadequado, proporcionando um trabalho maio ao estômago, podendo provocar a azia, distensão abdominal, fermentação e gases. Esse processo sendo constante pode acarretar em uma gastrite!
Se o alimento chegar ao intestino em um tamanho inadequado pode gerar um desequilíbrio da microbiota intestinal (flora).
Para mastigarmos corretamente é preciso ter uma refeição calma e correta! Para isso é preciso sentar-se à mesa (evite comer com pressa, andando ou em pé), aguardar 5 segundos entre uma garfada e outra (descanse o garfo no prato enquanto mastiga), saborear os alimentos, evite assistir TV ou ler revistas/jornais enquanto come, evite falar ao telefone enquanto come.

Nenhum comentário:

Postar um comentário