Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Orientações para corredores de rua


Orientações para corredores de rua

            A corrida de rua é um dos exercícios físicos que mais vem crescendo e atraindo adeptos em todo o mundo. Atualmente, existem milhares de corredores, profissionais ou amadores, que participam de competições dentro e fora de seu país, e que, em diferentes distâncias, como as provas de 5 km, 10 km, 21,095 km (Meia Maratona) e 42,195 km (Maratona), buscam por superação, recordes ou simplesmente por uma melhor qualidade de vida.
Apesar de ser uma prática saudável e muito recomendada, participar de uma corrida de rua requer uma preparação e cuidados especiais para que algum tipo de lesão seja evitada.
            Inicialmente é importante dizer que, para realizar uma corrida com segurança, você deve procurar um profissional qualificado (Educador Físico) que o auxilie em seus treinamentos.
            Deve ficar claro que, para obter parâmetros seguros de treinamentos, é extremamente importante passar por uma avaliação médica especializada, onde através de testes cardiológicos, análises ortopédicas e a avaliação nutricional, você receba todo o subsídio profissional necessário para a realização de uma corrida com qualidade, evitando assim, problemas de saúde e lesões.
            Para a realização de um bom treinamento, alguns princípios devem ser respeitados no momento da prescrição dos exercícios. São eles:
- Princípio da individualidade biológica - Se refere à prescrição do treinamento respeitando as características fisiológicas individuais do individuo como, por exemplo: freqüência cardíaca, vo2máx, limiares de treinamento. Esses parâmetros deverão ser obtidos mediante a realização de uma avaliação física, mais especificamente, através de uma análise Ergoespirométrica.
- Princípio do aumento progressivo de cargas - Mostra que um aumento gradativo de cargas tem grande influência no resultado final de um treinamento, principalmente em provas de Meia Maratona e Maratona, onde as rodagens sugeridas em treinamento são mais altas do que as das provas de 10 km. Essas cargas podem ser interpretadas como sendo o volume (distância a ser percorrida em um treinamento) e intensidade (velocidade em que será percorrida essa distância).
- Princípio da super compensação - Aqui, a principal mensagem é que para todo treinamento, existe um período de descanso (recuperação) adequado, que serve tanto para a restauração dos substratos energéticos (glicogênio) e líquidos corporais como também para a recuperação das fibras musculares desgastadas durante a corrida.
Respeitar a recuperação é tão importante quanto realizar o próprio treinamento. Lembre-se: independente de que nível você está, o importante é que não sejam ultrapassadas etapas do seu treinamento. Ter pressa não é o mais indicado quando estamos nos referindo à melhora do desempenho, pois ninguém se torna um grande corredor da noite para dia. Para isso é preciso dedicação, paciência e disciplina.
A corrida resulta numa grande perda de água para o atleta. Por isso, é preciso se hidratar antes, durante e após a atividade praticada. Não há uma regra definitiva para saber a quantidade de líquido necessária para repor a perda, mas é consenso entre especialistas que deve se ingerir líquidos antes de ter sede. Assim, ingerir de 250 ml a 600 ml de líquidos, em etapas, duas horas antes da corrida garante um nível adequado de hidratação e tempo suficiente para eliminar o excesso. Durante a corrida, a quantidade de líquidos a ser tomada deve tentar repor a quantia perdida através do suor. Em média de 250 ml a 300 ml a cada 20 minutos. Além de água, é interessante que o atleta tome outros tipos de líquidos durante o exercício, como os isotônicos, visando à reposição de outras substâncias como sais minerais.
Quando pensamos em corrida, a primeira coisa que vem em nossa cabeça é: "preciso de um tênis". Hoje, existem vários tipos e marcas que são considerados adequados para a prática de corrida. Uma escolha acertada trará mais conforto e segurança para o atleta. Palmilhas especiais também ajudam a amortecer o impacto do contato com o piso. A escolha do vestuário - camiseta, calção, meia e boné - também deve levar em consideração o conforto e adequação ao clima.
Ter parâmetros seguros para prática esportiva é extremamente importante, e o mais indicado para isso é a aquisição de um bom monitor de freqüência cardíaca. Há vários tipos de relógios equipados com cronômetros e com funções específicas, basta você escolher um.
Siga essas dicas e faça de sua corrida um esporte seguro, proveitoso e prazeroso!

FONTE: www.activerunner.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário