Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Alimentação na praia: o que devo comer??


Sempre que vamos à praia no verão procuramos alimentos refrescantes para aliviar a sensação de calor. Porém alguns alimentos que escolhemos podem nos trazer malefícios como o aumento do peso. Para que isso não ocorra devemos sempre optar pelas frutas, saladas de frutas, iogurtes com frutas ou castanhas, sucos naturais, picolé de fruta ou sorvete de fruta.

O açaí é uma fruta muito nutritiva, ajuda inclusive a melhorar celulite e acne, melhorar inflamação, ajuda a perder peso. Mas a questão é que o seu consumo deve ser feito sem adição de xarope de guaraná. Deve-se misturar frutas para que fique mais doce. Os outros acompanhamentos populares como chantilly, chocolate, amendoim, confete, dentre vários, devem sempre ser evitados porque aumenta o valor calórico e ainda faz mal à pele.

Um alimento que tem valor nutricional interessante e encontramos com facilidade nas praias é o milho. Mas cuidado com a forma de consumo! Colocar manteiga ou maionese prejudica muito em questão calórica e valor nutricional, além de causar uma intoxicação alimentar. É bom evitar também a adição de sal exagerado, pois eleva ainda mais o inchaço (sintoma comum no calor).

Cuidado com o que consumir nas praias. Na maioria das vezes, os alimentos ficam expostos ao sol, sem uma conservação adequada. Prefira comprar lances nos quiosques ou leve de casa um sanduíche natural, uma salada de fruta, suco, mas não deixe de conservá-los bem em uma bolsa térmica.

Outro fator relevante é não consumir em excesso a polpa do coco. Ela tem muitos benefícios, mas ainda é muito calórica e rica em gorduras. A água de coco pode ser consumida, pois repõe alguns nutrientes que perdemos pelo suor excessivo.

O consumo de água é importantíssimol!!! A água mantém o equilíbrio do organismo e nos hidrata. O suco deve ser consumido, mas não substitui a água. Lembre-se: Nosso corpo é formado, em média, por 60% de água.

Não se deve também substituir a comida pelo álcool. Muitas pessoas cometem esse erro. Lembre-se sempre que o álcool aumenta a gordura abdominal, celulites, flacidez, destrói neurônios e leva ao envelhecimento precoce.

O fato de ficarmos muito tempo na praia acarreta em um jejum prolongado e isso prejudica o funcionamento do organismo, podendo haver queda da glicose e da pressão arterial pela junção da falta de alimento com o calor excessivo.

É preciso tomar cuidado! Temos sempre que nos alimentar a cada 3 horas, no máximo a cada 4 horas, pois sem nos alimentarmos, o organismo acumula gordura e “queima” o músculo para gerar energia.

Agora é só curtir a praia mantendo sempre a saúde em dia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário