Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Alimentação pós festa!


É comum nessa época do ano as pessoas exagerarem na ceia e depois terem a sensação de culpa por terem comido demais, ou até passar mal pelo exagero. Muitas vezes não estamos habituados a esse tipo de alimentação tão gordurosa, com tantas frituras e doces e com isso não conseguimos resistir a tamanha tentação!
Mas o alto consumo de sal, gordura (principalmente a saturada) e o açúcar, são prejudiciais, pois aumenta o colesterol, triglicerídeos, a glicose (podendo gerar uma resistência à insulina), a pressão arterial, a retenção hídrica (favorecendo inchaço e também ao aumento de celulite), dentre outros fatores. Causam também um desconforto gástrico, acarretando em distensão abdominal e gases. E quem não consegue ter controle com bebidas alcoólicas, os efeitos ainda são maiores – cansaço, dores de cabeça, mal estar.
Esses efeitos são produzidos pelo acúmulo de toxinas- substâncias que atrapalham o bom funcionamento do nosso organismo. Então, o melhor a ser feito é caprichar na alimentação pós festas para eliminar essas substâncias e prevenir o temido ganho de peso.
No dia seguinte prefira chás (evitando os que contém cafeína) e sucos verdes para ajudar a eliminar essas  toxinas. Consuma bastante água para hidratar o organismo e eliminar as toxinas.
As carnes brancas como peixe e frango, de preferência grelhadas, são ótimas opções de proteína magra. Invista também nas verduras, nos legumes e nas frutas, como já sabemos, esses alimentos são fontes de vitaminas, minerais e compostos bioativos que contribuem para o bom funcionamento do nosso organismo. Além disso, possuem fibras, que aumentam a saciedade e auxiliam no funcionamento intestinal.
Tente introduzir no seu cardápio alimentos como a semente de linhaça, gergelim, orégano, gengibre e a canela. Procure adicioná-los nas preparações, pois eles ajudam na limpeza do fígado, alguns são antifúngicos e reduzem a glicose do nosso organismo.
Retire do cardápio frituras, carne vermelha, leite e derivados. Se conseguir retire também o glúten pelo menos por um dia. O consumo de bebidas alcoólicas deve ser evitado. Assim como o consumo de refrigerantes, mesmo que seja light ou diet. Os corantes e conservantes contidos nesses alimentos aumentam as toxinas. E o gás contido no refrigerante só vai aumentar o desconforto gástrico e a distensão abdominal, aumento o quadro de gases. Evite ao máximo os alimentos que contém cafeína (café, mate, alguns refrigerantes, chocolate, alguns chás), pois prejudica o processo de desintoxicação do organismo. Esses alimentos são capazes de aumentar o acúmulo de toxinas e os efeitos que elas produzem no seu corpo.
Todo esse processo de limpeza do organismo é a chamada dieta detox. Essa elimina as toxinas do nosso organismo, minimizando os efeitos causados por elas. Após esse processo fica mais fácil de você retornar a sua dieta balanceada. Agora é só ter cuidado para não abusar novamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário