Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O que comer na rua?


O estilo de vida adotado pela maior parte das sociedades dos diversos países do mundo tem levado a realização das refeições fora de casa, o que consequentemente pode vir a dificultar as escolhas saudáveis que envolvem a alimentação.
Muitas vezes, por uma série de motivos, as pessoas se vêem levadas a fazer escolhas pouco saudáveis, mas aparentemente mais práticas como os sanduíches e salgados ricos em gorduras e sal, que são altamente calóricos e pobres em nutrientes importantes para a saúde, contribuindo, em longo prazo, para o aumento do desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como a hipertensão, o diabetes, a obesidade, entre outras.

É possível se alimentar de forma saudável fora de casa, mas é preciso escolher bem o local onde vai realizar sua refeição, levando em consideração a variedade que este local pode oferecer e observar as condições de higiene.

O ideal é dar preferência a legumes e verduras, carnes brancas (menos as preparações fritas ou com molhos gordurosos por cima), arroz (preferencialmente o integral) e feijão (sem salgados) ou outro tipo de leguminosa. Devemos evitar os pratos muito elaborados que, geralmente, tem excessos de cremes e molhos e conseqüentemente não são saudáveis e são bem calóricos!

Para beber prefira sempre os sucos da fruta sem adição de açúcar, pois são livres de corantes e conservantes, sódio e açúcar.

De sobremesa o melhor é optar por frutas ou saladas de frutas. Os doces são calóricos demais, ricos em açúcar e, na maioria das vezes, ricos em gordura hidrogenada.

Os restaurantes que oferecem serviços de buffet chamado “a quilo” podem ser uma boa opção, porém é importante tomar cuidado com a imensa variedade oferecida, fato que pode desorganizar seu plano alimentar. Comece sempre pela salada, assim seu prato ficará colorido, saudável e nutritivo. Dessa forma você também evita exagerar em carboidratos ou frituras.

 É importante também ficar atento ao horário da refeição quando optar por este tipo de serviço. Almoçar em restaurantes self-service após as 14h pode significar um risco à saúde, uma vez que neste horário, a maioria dos alimentos disponíveis nos estabelecimentos pode estar imprópria para o consumo devido ao longo tempo de exposição a temperaturas inadequadas.

Desta forma, é muito importante estar atento a todos os aspectos que estão envolvidos no ato de se alimentar, procurando escolher refeições completas ao invés de lanches rápidos e pouco saudáveis. Para um número cada vez maior de pessoas, comer fora de casa não é apenas uma questão de prazer, logo devemos ter atenção ao que estamos escolhendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário