Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Natal!!


Dezembro é sinônimo de festas e comemorações. O cardápio da ceia de Natal quase sempre é sinônimo de fartura. Sempre com muitas carnes, guloseimas doces e salgados, bebidas alcoólicas e não alcoólicas bem calóricas, esbanjando gorduras, calorias e deixando a desejar em termos de alimentação saudável.
Sabendo escolher bem o que comer e quanto comer, é possível aproveitar a ceia sem peso na consciência. Para tentar tornar essa data mais saudável algumas dicas podem ser usadas.
- Não vá para a ceia com fome! Faça suas refeições normalmente a cada 3 horas. Isso evita o exagero de comida no prato.
- Coma a salada antes do prato principal. Ela provoca uma sensação de saciedade pela quantidade de fibras que contém.
- Seja bastante criativo ao preparar as saladas. Misture diversos vegetais e utilize temperos naturais com ervas aromáticas e limão, de forma que a preparação fique bem apresentável e apetitosa.
- Opte por preparações grelhadas, assadas ou cozidas.
- Dê preferência para as carnes magras. Retire a pele do frango e peixe quando houver e a gordura aparente da carne.
- O peito de peru é menos calórico que a coxa, prefira-o!
- O bacalhau não deve ser preparado com maionese ou cremes gordurosos e não se esqueça da dessalga! É um processo fundamental que ajuda a reduzir a quantidade de sal presente no bacalhau.
- Faça vegetais cozidos e leguminosas (feijões, grão de bico...) para acompanhar o bacalhau. São ricos em fibras, minerais e vitaminas.
- Evite o consumo de farofa, mas se não conseguir evitar, prefira sem ovo, bacon e miúdos. As com frutas e legumes são uma boa opção. Prepare-a com farelo de aveia ou quinua ou amaranto.
- Consuma frutas cítricas, pois auxiliam na digestão e são diuréticas. Sempre prefira o consumo de frutas no lugar de doces.  
- Frutas secas (uva passa, damasco, ameixa seca) e oleaginosas (nozes, castanhas, avelãs, amêndoas) são muito nutritivas, porém calóricas. Consuma com moderação! Evite passar da quantidade de 5 a 7 unidades.
- Se não consegue resistir aos doces, opte por apenas um e coma com moderação! O ideal é consumir após a refeição, pois irá satisfazer mais a vontade de consumir doce.
- Na preparação dos doces, reduza pela metade a quantidade de açúcar da receita ou substitua por adoçantes próprios para cozinhar.
- Evite polvilhar sobremesas com açúcar. Opte por canela.
- Não faça grande quantidade de comida para não ficar com sobras em casa.
- Se optar por consumir bebidas alcoólicas, seja prudente e nada de abusos! Dê preferência ao vinho tinto pelas suas propriedades antioxidantes.
- Atenção aos refrigerantes! Eles devem ser cortados ou, ao menos, reduzidos do cardápio. Mesmo os diets e lights não são liberados, pois contém alto teor de sódio na formulação.
- Beba bastante água para hidratar e desintoxicar o organismo.
- Após as datas festivas retorne a sua rotina de alimentação equilibrada e saudável e se possível, realize alguma atividade física.

Agora que já sabe como realizar uma ceia sem exageros, festeje o Natal e toda paz que ele traz!
Feliz Natal e um próspero Ano Novo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário