Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A Importância do Treinamento de Força


          A força muscular, através das últimas décadas, passou a ser considerada componente essencial da aptidão física buscando melhorias na qualidade de vida e fazendo parte da maioria dos programas de treinamento físico que tem como objetivo a saúde.
         O treinamento de força muscular vem sendo apontado como um fator importante, dadas suas relações com a preservação da autonomia funcional e por auxiliar na prevenção e controle de muitas doenças crônico-degenerativas.
O conceito básico de força muscular é capacidade física relacionada com a possibilidade do indivíduo executar movimentos contra resistências externas.
A importância de um programa de treinamento de força para conservação da capacidade de trabalho torna-se cada vez maior conforme o aumento da idade, já que há tendência progressiva ao declínio. Na terceira década de vida ocorre uma diminuição lenta ou imperceptível da força muscular até cerca de 50 anos de idade, quando começa a declinar aproximadamente 12% a 15% por década, com perdas mais rápidas acima dos 65 anos de idade.
Os exercícios resistidos (ex: musculação) são apontados como método mais eficaz no ganho de força muscular e hipertrofia muscular. Esse tipo de exercício é capaz de modificar elementos do sistema neuromuscular através do treinamento específico da força, potência e resistência muscular.
Os dois principais fatores que influenciam no incremento da força são as adaptações neurais e morfológicas. Nas etapas iniciais do treinamento (4-6 semanas), os ganhos de força são obtidos preferencialmente através de adaptações neurais. Após esse período inicial, a contribuição das adaptações morfológicas aumenta, enquanto das neurais tende a diminuir.
O ganho de força depende, então, da otimização dessas adaptações durante o treinamento. Cabe ao profissional de educação física a melhor prescrição para que se possa atingir da melhor maneira o aumento da força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário