Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Páscoa

            A Páscoa é uma época em que geralmente há muitos excessos alimentares, e que acabam se prolongando por um tempo, até que os ovos acabem. Uma boa dica é não comprar ovos muito grandes, pois em contraposição aos benefícios que o chocolate nos trás, temos que ficar atentos nos efeitos nocivos que ele pode nos causar. Além de fazer com que ganhemos aqueles quilinhos indesejáveis.
            O chocolate pode ser considerado um alimento nutritivo desde que consumido com moderação e bom senso, por ser fonte de proteínas, carboidratos, gorduras, ferro, cálcio, fósforo potássio, magnésio, vitaminas C e E, e ainda algumas vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6, B12).
            A melhor opção fica por conta do chocolate amargo que possui alto teor de flavonóides, antioxidantes que podem ajudar na redução dos riscos de doenças cardiovasculares. Além disso, sacia mais e reduz a compulsão por doces. Este tipo de chocolate possui alta concentração de catequinas encontradas no cacau, que agem nas artérias, promovendo, entre outros benefícios, o controle da pressão arterial. O consumo de chocolate eleva os níveis de serotonina e endorfina que são neurotransmissores que provocam sensação de bem-estar.
            Os ovos de chocolate diet ideais para os diabéticos, são isentos de sacarose, porém as calorias são as mesmas, pelo fato de ser composto por uma quantidade maior de gordura. Essa gordura a mais é vinculada no processo de fabricação para dar o sabor habitual do chocolate, pois como é feito com adoçante, a textura e sabor acabam sendo modificados.
            Hoje já se encontra no mercado ovos a base de soja e chocolates com quantidades maiores de cacau (60%, 70% ou mais) que são considerados funcionais. O cacau é rico em substâncias antioxidantes e quanto maior sua concentração, mais benefícios o chocolate terá. Seu efeito principal é no sistema cardiovascular. A ingestão de chocolate 70% cacau pode auxiliar na redução da pressão arterial, reduzir colesterol total e também colesterol LDL e aterosclerose. Assim, há uma contribuição de reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Além desses efeitos, o chocolate aumenta a sensibilidade da insulina, o que pode reduzir o risco de diabetes tipo II, reduz a inflamação e tem efeito anti-troboembólico (reduz a agregação de plaquetas, impedindo a obstrução dos vasos).
            Porém, estes benefícios estarão presentes apenas quando o chocolate for do tipo amargo (60%-70% de cacau), que não contenha leite em sua formulação e se consumido em pequena quantidade, alguns estudos sugerem a média de 25 g ao dia (2 quadrados), pois em excesso, se torna nocivo, como qualquer outro chocolate. Além disso, as calorias ingeridas com o chocolate devem ser suprimidas com as demais refeições feitas ao longo do dia. Dessa maneira, além do prazer pelo chocolate você terá os benefícios da nutrição, prevenindo doenças e aumentando a qualidade de vida.
            Os ovos de Alfarroba são isentos de lactose, glúten e açúcar, podendo ser consumidos por pessoas com intolerância a esses tipos de alimentos. Fruto da Alfarrobeira, árvore nativa do mediterrâneo, a alfarroba é uma vagem da qual se extrai a polpa que é torrada e moída para se obter o pó usado na substituição do cacau. Naturalmente doce, a Alfarroba dispensa o uso de açúcar na fabricação de seus produtos. É uma ótima alternativa ao chocolate, pois além de não conter estimulantes como cafeína e teobromina, ela é rica em vitaminas e minerais. Em 100gr do produto você encontra 303mg de cálcio, 633mg de potássio e 126mg de fósforo, além de outros minerais como ferro e zinco e vitaminas E, B6 e B12. É importante ressaltar que este produto contém extrato de soja e lecitina de soja, logo deve ser restrito para pessoas com alergia à soja.
            Para ter uma Páscoa mais saudável opte pelo consumo de carnes brancas, de preferência o peixe, que além de combinar com a data, é muito nutritivo e contém poucas calorias. A presença de ômega 3 nos peixes auxilia na redução dos riscos de doenças cardiovasculares, da pressão arterial, possuem ação antiinflamatória e ainda agem na diminuição das taxas de triglicerídeos e colesterol no sangue.
            Os pescados são ricos em proteínas de alto valor biológico e possuem boa digestibilidade. Os peixes de carne clara como a garoupa, linguado, pescada, corvina, carpa, bacalhau, badejo e dourado, apresentam quantidade menor de gorduras que os de carne escura como o bagre, cavala, sardinha, atum, anchova, arenque, salmão e tainha. Os pescados são ainda ricos em vitaminas A, E e D e vitaminas do complexo B. Além de conter minerais importantes como, ferro fósforo, iodo, flúor, sódio, potássio, magnésio, cálcio, manganês, cobalto e selênio.
            Se exagerou em um dia, moderação no outro! Fazer jejum prolongado ou dietas restritivas por vários dias é prejudicial à saúde. E não se esqueça da água para ajudar na desintoxicação do organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário