Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

segunda-feira, 28 de março de 2011

Antioxidantes

Todos já ouviram falar em antioxidantes e em como eles “destroem” os radicais livres, mas o que são antioxidantes? O que são radicais livres? Para entender melhor como os antioxidantes agem e para que eles servem, temos que entender o que são radicais livres.
Os radicais livres são moléculas soltas no nosso organismo que entram nas nossas células e oxidam essas células, ou seja, os radicais livres lesionam as nossas células causando o envelhecimento precoce ou doenças, ou eles matam as nossas células.
Os antioxidantes são um conjunto heterogêneo de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais e, ainda, enzimas, que bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres. O termo antioxidante significa: "que impede a oxidação de outras substâncias químicas”.
Eles atuam de diferentes formas contra os radicais livres. Primeiramente eles agem impedindo a formação das moléculas de radicais livres. Se a molécula for formada, eles também são capazes de impedir o ataque dos radicais livres evitando a formação lesões em nossas células. Eles ainda podem reparar as lesões caudadas pelos radicais removendo os danos e reconstituindo as células danificadas.
Assim, eles são eficazes contra o envelhecimento precoce da pele e do organismo como um todo, auxiliando e prevenindo doenças como catarata e as alterações do sistema nervoso (como Alzheimer); ampliam do tempo de vida e previnem doenças como as cardiovasculares, diversos tipos de câncer e auxilia no tratamento da AIDS.
Mas para que essas ações ocorram, é necessário que o nosso organismo esteja em condições naturais e ideais, ou seja, nosso sistema antioxidante deve estar perfeito e para isso devemos ter uma boa alimentação, pois dessa forma temos enzimas adequadas, funcionamento intestinal normal e fonte de vitaminas e minerais.
A alimentação adequada para termos uma boa fonte de antioxidantes no nosso organismo deve conter frutas, legumes, verduras e cereais integrais. Nada muito complicado correto?! Então vamos analisar os alimentos fontes e introduzi-los na alimentação diária!

ALIMENTOS FONTE DE ANTIOXIDANTES:
·         B-caroteno: presente em alimentos de coloração amarela/laranja, como mamão, cenoura, abóbora, manga, pêssego e vegetais verdes escuros, como espinafre, couve, chicória, agrião.
·         Vitamina C: presente principalmente em frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi, caju, kiwi, acerola, morango, mamão, goiaba, manga e hortaliças como couve, brócolis. A Vitamina C possui efeito protetor contra danos causados pela exposição a radiações e medicamentos, também é atribuído a vitamina C o papel de protetora contra o desenvolvimento de tumores.
·         Vitamina E: presente em grãos e sementes oleaginosas, como gérmen de trigo, sementes de girassol, nozes, amêndoas, avelãs, e também encontrado em couve, abacate, alface, espinafre, carnes magras, laticínios e óleos vegetais. A vitamina E pode impedir danos causados por radicais livres associados a doenças específicas como artrite ou catarata.
·         Flavonóides: encontrado em sucos de uva e vinhos tintos, morangos, nozes e soja. Os flavonóides são responsáveis por “eliminar” os radicais livres do nosso organismo e também estão associados a prevenção de doenças cardiovasculares.
·         Licopeno: Presente em alimentos avermelhados, como o tomate, melancia, pitanga, mamão e goiaba. O licopeno é o principal flavonóide encontrado em nossa alimentação e é bastante associado a prevenção de vários tipos de câncer.
·         Catequinas: presente principalmente em chás, como o chá verde ou o chá preto. As catequinas podem ser benéficas para algumas doenças como o diabetes tipo 1, cardiopatias e infecções virais.
·         Resveratrol: presente na uva roxa.
·         Vitamina A: encontrada nas mesmas fontes que o B-caroteno (pois esse é precursor da Vitamina A) e também em alimentos de origem animal, como fígado. A vitamina A tem apresentado ação preventiva contra vários tipos de câncer como o de mama, estômago, bexiga e pele, e juntamente com a vitamina C pode prevenir o câncer retal ou de cólon.
  • Magnésio: cereais integrais, castanhas
  • Zinco: Grão de bico e leguminosas (ervilha, lentilha, feijões), semente de abóbora, cereais integrais, oleaginosas como a castanha do Brasil, de caju e amêndoas, gergelim e o tahine que é a pasta de gergelim prensado.
  • Cobre: produtos marinhos (especialmente os frutos do mar tais como as ostras, lulas e siris, que concentram o cobre da água de mar ao se alimentarem mediante filtração), as carnes orgânicas (como o fígado, rins), grãos inteiros, amendoim, nozes, amêndoas, sementes de girassol, passas, legumes (feijão, grãos-de-bico e lentilhas) e o chocolate
  • Manganês: castanhas, legumes, grãos integrais
  • Cromo: grãos integrais
  • Selênio: castanhas, nozes, avelã

É importante lembrar que é sempre bom consultar um nutricionista para uma indicação correta  da quantidade necessária de antioxidantes para cada indivíduo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário