Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

quarta-feira, 16 de março de 2011

Dieta Detox

A dieta Desintoxicante ou Detox tem como objetivo a limpeza do organismo. Com ela há a retirada de toxinas do organismo, principalmente do fígado, onde ocorre acúmulo e no intestino, que muitas vezes perde sua capacidade de absorção pelo acúmulo. Assim ajuda a eliminar impurezas, melhora o aspecto da pele, o funcionamento do organismo e auxilia em melhores resultados nos tratamentos estéticos, como por exemplo, para a celulite. A modificação da alimentação faz com que tenha uma perda de peso, mas esse não é o objetivo principal da dieta detox.

Essas toxinas são substâncias que levam ao envelhecimento e morte precoce de nossas células, prejudicando o funcionamento dos nossos órgãos e acarretando em uma pele seca, com escamas e outros sintomas. Entre as toxinas que mais consumimos encontramos as gorduras, principalmente saturadas; os açúcares e os aditivos alimentares encontrados em alimentos industrializados. Também são consideradas toxinas a lactose, o glúten, algumas oleaginosas e a clara do ovo, por serem altamente alergênicos.
Para realizar a dieta detox devem ser retirados do cardápio alguns alimentos, porém essa retirada deve ser de no máximo 7 a 10 dias. Pois dessa forma já ocorre a limpeza do organismo, sendo posteriormente introduzida uma dieta balanceada para manter um bom funcionamento. Os alimentos comumente retirados são carnes vermelhas e frango; frituras; alimentos industrializados, inclusive o adoçante; cafeína; alimentos com glúten e lactose; ovo e açúcares.
E são incluídas preparações naturais com uso de temperos naturais, com ingredientes orgânicos e com antioxidantes, que previnem o envelhecimento celular e melhoram o funcionamento do organismo, como a vitamina A, vitamina C, zinco, magnésio, entre outros.
São alimentos permitidos durante a detox arroz integral, leguminosas como lentilha e grão de bico; peixe; legumes; verduras; frutas e chás de ervas, sem açúcar ou adoçante.
Durante e após a detox é indicada a suplementação de alguns nutrientes e de microorganismos para a reposição da flora intestinal.
Veja um exemplo de cardápio detox:

Café da manhã:
- suco de limão com couve - meia folha de couve pra 1 copo de suco de limão. O limão é apenas o veículo pra couve. Por ser verde escura, a couve tem vitamina b6, magnésio e ácido fólico, elementos que agem como regeneradores hepáticos.
- pão sem miolo - o fígado é o responsável pelo metabolismo mecânico. Quanto mais carboidrato a pessoa ingerir, mais trabalho o fígado vai ter. Quando o órgão está adoecido, ele fica mais fraco. Portanto, a ingestão de carboidratos cansa o fígado e acaba prejudicando-o.
- queijo branco - como opção para colocar no pão, o queijo branco sustenta bem a vontade do salgado. Poderia, também, ser uma geléia sem açúcar. O recomendável é não colocar manteiga ou margarina, que têm muita gordura e acabam prejudicando o fígado.
- chá - de chapéu de couro com casca de maçã e canela, ou chá verde, ou chá de maçã. A canela diminui a insulina. A maçã, além de antioxidante, suaviza o sabor.

Lanche:
castanhas ou frutas - 4 castanhas ou 6 amêndoas - são fontes dos ômegas 3 e 6, que são importantes para fortalecer o sistema imunológico e servem como atiinflamatório. As frutas são sempre boas opções de lanche. O ácido presente na maçã, por exemplo, é um composto antiinflamatório. O suco da maçã é regenerativo.

Almoço:
-salada com folhas escuras - repolho, almeirão , brócolis, agrião, rúcula, alface , mostarda, couve e espinafre são alimentos que tem enxofre. Esses alimentos possuem substâncias que vão limpar as vias do seu corpo. O fígado produz uma enzima que limpa o corpo, mas ela só a produz quando o corpo ingere enxofre (couve flor, brocolis, couve, couve de bruxelas são bons exemplos).
-Feijão branco ou lentilha ou grão de bico - estes alimentos possuem colina. O elemento ajuda na limpeza do fígado. Possuem também, taurina. A substância é desintoxificante. Ela varre as toxinas.
-Arroz integral – por ser um carboidrato complexo, possui digestão mais lenta e, conseqüentemente, proporciona absorção mais lenta. Além disso, as fibras alimentares por serem substâncias que não são utilizadas pelo organismo, competem com a absorção de diversos nutrientes, como as gorduras. Também aumentam a saciedade. 
- carne branca ou peixe - a sardinha é uma fonte de ômega 3. Substituir a carne vermelha por carnes brancas ou peixe é uma boa ideia porque o fígado tem muito trabalho na digestão das carnes vermelhas. O processo de metabolização da carne branca é mais leve, exige menos esforço do órgão.

Lanche da tade:
chá e biscoito integral - maçã com canela, chá verde. Não são recomendados chás muito misturados, ou chás que incentivam o funcionamento do intestino ou, ainda, para perder peso.

Jantar:
- o jantar pode ser uma repetição do que foi ingerido no almoço. Ou opção de sanduíches com pasta magra (de ricota, por exemplo). O sanduíche pode ser feito com pão sírio. Ele é mais leve que o pão de sal. Leva menos farinha e, portanto, tem menos carboidrato, sendo conveniente para o fígado. Quem quiser outra opção pode fazer uma sopa de lentilha, de grão de bico, de cenoura ou, ainda, de espinafre ou couve.


Lembre-se! O cardápio é apenas um exemplo. Para realizar uma dieta detox corretamente é necessário procurar um profissional nutricionista.

4 comentários:

  1. Michelle,
    Perfeito. Fiz uma experiência como essa durante o carnaval, acompanhada de atividades físicas e o resultado foi ótimo. Além da perda de peso, melhorou a disposição e reduziu a retenção de líquido. Além de me animar a reduzir as quantidades de alimentos ingeridos em cada refeição. Sucesso. Regina Muniz

    ResponderExcluir
  2. OLÁ MICHELLE E DIEGO,

    PARABÉNS PELA INICIATIVA. QUE AS OPORTUNIDADES SEJAM CRIADAS E QUE OS RESULTADOS, SATISFATÓRIOS, APAREÇAM.
    FIQUEM NA PAZ.
    ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  3. Que ótimo Regina! A "limpeza" que a Detox faz no organismo sempre traz bons resultados para a saúde e a estética! E se for associada a um exercício físico os resultaos são mais aparentes e rápidos! Que bom que gostou! Agora é só manter a alimentação balanceada para manter o peso e as medidas!

    ResponderExcluir