Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Emagrecer é tão difícil assim?!

Quando pensamos em emagrecer, logo nos lembramos de dieta, sacrifício e restrição alimentar.
A indústria de alimentos, televisão e internet colocam sempre dicas para perder peso, montam dietas de 7 dias, da sopa, tipo sanguíneo e os mitos vão aumentando em torno do que fazer para emagrecer. Não acredite em dietas milagrosas!

Alguns aspectos dessas dietas milagrosas não favorecem a manutenção do peso e então vem o famoso efeito “io-io”. Para entendermos melhor o funcionamento de uma dieta vejamos os itens abaixo:

- Ficar sem comer: O nosso corpo é uma máquina e como toda máquina precisa do combustível para funcionar. Nosso combustível é o alimento! Sem funcionar, o corpo acumula gordura. Vamos ver o porquê?  O nosso corpo, quando ficamos mais de 3 horas sem comer, produz um hormônio do estresse que faz com que não haja perda de gordura e sim perda de massa muscular para transformar em energia e assim o corpo ter energia para realizar nossas atividades (lembre-se: mesmo sem comer nós continuamos andando, falando, respirando. Precisamos de energia!). Este hormônio além de reter a perda de gordura faz com que haja aumento na necessidade por doces, massas e guloseimas para que esta energia chegue mais rápido no organismo.  No começo o paciente até perde uns quilinhos, de músculos, mas depois a fome vem muito acelerada e ele volta com o peso que estava ou até mesmo engorda mais.

- Dietas prontas: Cada indivíduo é um, é particular. Pense sempre que não é possível a ua dieta ser a mesma de um homem, ou de um idoso, ou de um atleta. Cada um tem um objetivo, um organismo, um corpo diferente, então NUNCA uma dieta será igual a outra e servirá para toda uma população. Nosso corpo precisa de carboidratos, proteínas e gorduras para ser saudável e ainda de muitos nutrientes, vitaminas e minerais. Quando realiza este tipo de dietas além de ter os mesmos efeitos de ficar sem comer, há também muitas perdas de nutrientes que aceleram o metabolismo, ou seja, a dificuldade de perder peso com o tempo fica ainda maior. O ideal é fazer uma reeducação alimentar, pois dessa forma você estará se alimentando de forma balanceada e adequada. Terá todos os nutrientes necessários pra a perda de peso ou para atingir outro objetivo. A moderação é o melhor caminho para um emagrecimento saudável e sustentável!

- Limão corta gordura: Isto é o mais puro mito do emagrecimento. Se fosse assim, ia ser fácil perder peso, era somente tomar vários litros de suco de limão e colocar limão em tudo quanto é preparação, não é verdade?

- Berinjela: Assim como qualquer outro legume, verdura ou fruta, ajuda na perda de peso. Por quê? Por que são ricos em fibras, que aumentam a saciedade e diminuem a absorção de gordura. São também ricos em vitaminas e minerais, que fazem com que nosso organismo funcione em perfeito estado. Mas em exagero também engordam, pois são ricos em carboidrato. Mais uma prova de que a reeducação alimentar é a melhor saída para uma alimentação saudável e balanceada!

 - Usar adoçante: O uso de adoçantes artificiais em substituição ao açúcar não é uma escolha adequada. Há vários estudos que indicam até mesmo o aumento de peso com o consumo destes não porque são ricos em calorias, mas sim porque o seu corpo “acha” que você está comendo doces e aumenta a absorção de tudo o que ingerir, ou seja, engorda.  Sintomas como inchaço, irritabilidade, depressão, alterações de humor também estão associados. Cuidado com o uso indiscriminado. Prefira os adoçantes naturais, como os a base de stévia e sucralose.

- Comer produtos light e diet: Cuidado com esses alimentos! O alimento diet é utilizado para dietas diferenciadas, com restrição de algum nutriente. Nem sempre a restrição será de açúcar. Seu consumo não deve ser indiscriminado. O produto light tem baixo ou reduzido valor energético, ele será menos calórico. Mas, por exemplo, se ele for light relacionado ao teor reduzido de sódio ou colesterol seu valor energético poderá ser igual ao do alimento convencional. Por isso devemos sempre ler os rótulos! Redução de caloria pode ser aumento de gordura!

- Produtos industrializados – Para ter o prazo de validade extenso, esses produtos são conservados no sal, por isso o teor de sódio é tão alto. Esse alto teor de sódio acarreta em um inchaço (retenção hídrica), aumento da pressão arterial, dificuldade de perder peso e as desagradáveis celulites! Sim, celulites! Quando temos retenção hídrica as celulites são facilmente formadas! Além disso, esses produtos são riquíssimos em conservantes e corantes que fazem com que haja alteração no metabolismo. Prefira sempre temperos caseiros, comida caseira e deixe como última opção o industrializado. A praticidade desses produtos atrapalha o seu emagrecimento e a sua saúde, visto que podem aumentar a pressão arterial, aumentar o colesterol e o triglicerídeos, dentre outros fatores.

Seja sempre crítico quando ouvir sobre uma nova dieta milagrosa. Leia a respeito, se informe! Analise o que é proposto pela dieta, seus benefícios e tire suas dúvidas com um profissional adequado antes de fazer uma dieta desse tipo.

Tenha em mente que a reeducação alimentar é melhor forma de perder peso e manter sua saúde.  A perda de peso deve ser conseqüência de uma melhor qualidade de vida e não um objetivo a ser alcançado de qualquer forma. Sua saúde em primeiro lugar!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Páscoa sem culpa


          O chocolate pode ser considerado um alimento nutritivo desde que consumido com moderação e bom senso, por ser fonte de proteínas, carboidratos, gorduras, ferro, cálcio, fósforo potássio, magnésio, vitaminas C e E, e ainda algumas vitaminas do complexo B.
            Além disso, o consumo de chocolate eleva os níveis de serotonina e endorfina que são neurotransmissores que provocam sensação de bem-estar.
            A melhor opção fica por conta do chocolate amargo que possui alto teor de flavonóides, antioxidantes que podem ajudar na redução dos riscos de doenças cardiovasculares. Além disso, sacia mais e reduz a compulsão por doces.
            Os ovos de chocolate diet ideais para os diabéticos, são isentos de sacarose, porém as calorias são as mesmas, pelo fato de ser composto por uma quantidade maior de gordura. Essa gordura a mais é vinculada no processo de fabricação para dar o sabor habitual do chocolate, pois como é feito com adoçante, a textura e sabor acabam sendo modificados.
            Já encontramos no mercado ovos a base de soja e chocolates com 60 – 70% cacau, que são considerados funcionais. O cacau é rico em substâncias antioxidantes e quanto maior sua concentração, mais benefícios o chocolate terá. Seu efeito principal é no sistema cardiovascular, pois sua ingestão pode auxiliar na redução da pressão arterial, colesterol total e LDL colesterol.
            Porém, alguns estudos sugerem a média de 25 g ao dia (2 quadrados), pois em excesso, se torna nocivo, como qualquer outro chocolate. Dessa maneira, além do prazer pelo chocolate você terá os benefícios da nutrição, prevenindo doenças e aumentando a qualidade de vida.
            Os ovos de Alfarroba são isentos de lactose, glúten e açúcar, podendo ser consumidos por pessoas com intolerância a esses tipos de alimentos. Fruto da Alfarrobeira, árvore nativa do mediterrâneo, a alfarroba é uma vagem da qual se extrai a polpa que é torrada e moída para se obter o pó usado na substituição do cacau. Naturalmente doce, dispensa o uso de açúcar na fabricação de seus produtos. É uma ótima alternativa ao chocolate, pois além de não conter estimulantes como cafeína e teobromina, ela é rica em vitaminas e minerais. Em 100gr do produto você encontra 303mg de cálcio, 633mg de potássio e 126mg de fósforo, além de outros minerais como ferro e zinco e vitaminas E, B6 e B12. É importante ressaltar que este produto contém extrato de soja e lecitina de soja, logo deve ser restrito para pessoas com alergia à soja.

Agora é só escolher o seu ovo e boa Páscoa!!!