Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A importância da avaliação funcional

A importância da avaliação funcional

                É amplamente reconhecido que praticar atividades físicas e exercícios físicos pode trazer grandes benefícios à saúde. Entretanto, para se tirar o máximo destas práticas é necessário que seja realizada uma avaliação física prévia, que permitirá a prescrição do exercício com maior segurança.
                A avaliação física inicial tem o objetivo de identificar o nível de aptidão física atual do individuo, permitindo que os exercícios possam ser prescritos de acordo com suas necessidades e seus objetivos. Avaliações periódicas permitirão verificar as possíveis alterações da aptidão física, decorrentes do programa de exercícios físicos.
                É comum as pessoas confundirem avaliação física com avaliação médica. A primeira tem por objetivo realizar uma triagem inicial sobre o indivíduo e o acompanhamento periódico da evolução dos resultados obtidos, buscando sempre a melhor estratégia e ergonomia no alcance dos mesmos. Qualquer indício de patologia é recomendado à visita ao especialista médico. Já avaliação médica tem por objetivos identificar doenças preexistentes ou suspeita das mesmas e determinar o tratamento mais adequado.
As duas avaliações sendo feitas facilitam o praticante de exercício físico a maximizar a obtenção de dados sobre o nível de aptidão atual do avaliado e proporcionando assim uma melhor elaboração do trabalho físico a ser seguido.
Atualmente, as pessoas estão procurando cada vez mais as práticas desportivas, sejam elas ao ar livre ou em ambiente fechado, como nas academias. Mas, infelizmente, esquece-se que o conhecimento da sua condição física atual se faz necessário para que seja possível detectar e/ou prevenir algum tipo de doença e quantificar e qualificar a intensidade/volume adequada para a rotina de exercícios a ser seguida. E com isso, alcançar os resultados esperados, sejam eles estéticos, profiláticos ou visando resultados desportivos, por exemplo.
Iniciar a prática desportiva sem o mínimo conhecimento é o mesmo que caminhar com os olhos fechados e tentar chegar a algum lugar. É fundamental estabelecer metas e estratégias para o alcance dos objetivos almejados, e isso só é possível através da verificação das variáveis envolvidas, para que a partir da análise dos dados, possa ser estabelecido o melhor planejamento a ser iniciado e/ou mantido.
Sendo assim não deixe de procurar um profissional de educação física para que a sua avaliação seja feita corretamente e seus objetivos sejam alcançados sem problemas para a sua saúde!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Aumente sua energia!!


A alimentação equilibrada nutri nosso organismo deixando-o saudável!
O organismo saudável libera a sensação de bem estar e aumenta a disposição física e mental.
Para aumentar a energia e disposição o ideal é:
1.     Coma a cada 3 horas. A freqüência alimentar evita o acúmulo de gordura, auxilia no bom funcionamento do organismo, reduz o cansaço. Isso ocorre porque o alimento no nosso organismo acelera o metabolismo.
2.     Perca o excesso de peso: O excesso de peso é causador da falta de disposição. Além disso, a gordura abdominal é preocupante, pois é fator de risco para doenças cardiovasculares.
3.     Aproveite o café da manhã! Essa é a principal refeição do nosso dia, pois passamos uma média de 8h em jejum devido ao sono. Mesmo se fome ao acordar é necessário se alimentar para repor os nutrientes. Caso não sinta fome, faça uma refeição leve e após 2 ou 3 horas, faça um café da manhã mais reforçado.
4.     Ponha leveza e energia no almoço: Para evitar o famoso sono após o almoço, controle as porções de proteína, gordura e açúcar. Faça uma refeição rica em salada, com carne magra, alimentos integrais, sucos naturais e frutas.
5.     Cuidado com o açúcar: A idéia de que o açúcar traz energia é falsa! A “energia” trazida por ele logo é substituída pelo cansaço, pois a glicemia sobe muito rápido quando ingerimos açúcar, porém desce muito rápido também! Por isso o desejo pelo doce retorna. O cuidado também deve vir para o excesso de café com açúcar e de refrigerantes! Quando a vontade de comer doce vier, coma uma fruta, ou beba um suco. Se a vontade for muito grande, coloque um pouco de mel na fruta ou canela. Desta forma a vontade fica saciada.
6.     Complexo B!!  Ele evita o cansaço e desânimo, pois acelera o metabolismo.
7.     Pratique exercícios! Atividades regulares revigoram o físico e a mente, combatendo o estresse, a vontade de comer (normalmente caracterizada pela ansiedade) e melhora a auto-estima!