Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Alimentação pós festa!


É comum nessa época do ano as pessoas exagerarem na ceia e depois terem a sensação de culpa por terem comido demais, ou até passar mal pelo exagero. Muitas vezes não estamos habituados a esse tipo de alimentação tão gordurosa, com tantas frituras e doces e com isso não conseguimos resistir a tamanha tentação!
Mas o alto consumo de sal, gordura (principalmente a saturada) e o açúcar, são prejudiciais, pois aumenta o colesterol, triglicerídeos, a glicose (podendo gerar uma resistência à insulina), a pressão arterial, a retenção hídrica (favorecendo inchaço e também ao aumento de celulite), dentre outros fatores. Causam também um desconforto gástrico, acarretando em distensão abdominal e gases. E quem não consegue ter controle com bebidas alcoólicas, os efeitos ainda são maiores – cansaço, dores de cabeça, mal estar.
Esses efeitos são produzidos pelo acúmulo de toxinas- substâncias que atrapalham o bom funcionamento do nosso organismo. Então, o melhor a ser feito é caprichar na alimentação pós festas para eliminar essas substâncias e prevenir o temido ganho de peso.
No dia seguinte prefira chás (evitando os que contém cafeína) e sucos verdes para ajudar a eliminar essas  toxinas. Consuma bastante água para hidratar o organismo e eliminar as toxinas.
As carnes brancas como peixe e frango, de preferência grelhadas, são ótimas opções de proteína magra. Invista também nas verduras, nos legumes e nas frutas, como já sabemos, esses alimentos são fontes de vitaminas, minerais e compostos bioativos que contribuem para o bom funcionamento do nosso organismo. Além disso, possuem fibras, que aumentam a saciedade e auxiliam no funcionamento intestinal.
Tente introduzir no seu cardápio alimentos como a semente de linhaça, gergelim, orégano, gengibre e a canela. Procure adicioná-los nas preparações, pois eles ajudam na limpeza do fígado, alguns são antifúngicos e reduzem a glicose do nosso organismo.
Retire do cardápio frituras, carne vermelha, leite e derivados. Se conseguir retire também o glúten pelo menos por um dia. O consumo de bebidas alcoólicas deve ser evitado. Assim como o consumo de refrigerantes, mesmo que seja light ou diet. Os corantes e conservantes contidos nesses alimentos aumentam as toxinas. E o gás contido no refrigerante só vai aumentar o desconforto gástrico e a distensão abdominal, aumento o quadro de gases. Evite ao máximo os alimentos que contém cafeína (café, mate, alguns refrigerantes, chocolate, alguns chás), pois prejudica o processo de desintoxicação do organismo. Esses alimentos são capazes de aumentar o acúmulo de toxinas e os efeitos que elas produzem no seu corpo.
Todo esse processo de limpeza do organismo é a chamada dieta detox. Essa elimina as toxinas do nosso organismo, minimizando os efeitos causados por elas. Após esse processo fica mais fácil de você retornar a sua dieta balanceada. Agora é só ter cuidado para não abusar novamente!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Natal!!


Dezembro é sinônimo de festas e comemorações. O cardápio da ceia de Natal quase sempre é sinônimo de fartura. Sempre com muitas carnes, guloseimas doces e salgados, bebidas alcoólicas e não alcoólicas bem calóricas, esbanjando gorduras, calorias e deixando a desejar em termos de alimentação saudável.
Sabendo escolher bem o que comer e quanto comer, é possível aproveitar a ceia sem peso na consciência. Para tentar tornar essa data mais saudável algumas dicas podem ser usadas.
- Não vá para a ceia com fome! Faça suas refeições normalmente a cada 3 horas. Isso evita o exagero de comida no prato.
- Coma a salada antes do prato principal. Ela provoca uma sensação de saciedade pela quantidade de fibras que contém.
- Seja bastante criativo ao preparar as saladas. Misture diversos vegetais e utilize temperos naturais com ervas aromáticas e limão, de forma que a preparação fique bem apresentável e apetitosa.
- Opte por preparações grelhadas, assadas ou cozidas.
- Dê preferência para as carnes magras. Retire a pele do frango e peixe quando houver e a gordura aparente da carne.
- O peito de peru é menos calórico que a coxa, prefira-o!
- O bacalhau não deve ser preparado com maionese ou cremes gordurosos e não se esqueça da dessalga! É um processo fundamental que ajuda a reduzir a quantidade de sal presente no bacalhau.
- Faça vegetais cozidos e leguminosas (feijões, grão de bico...) para acompanhar o bacalhau. São ricos em fibras, minerais e vitaminas.
- Evite o consumo de farofa, mas se não conseguir evitar, prefira sem ovo, bacon e miúdos. As com frutas e legumes são uma boa opção. Prepare-a com farelo de aveia ou quinua ou amaranto.
- Consuma frutas cítricas, pois auxiliam na digestão e são diuréticas. Sempre prefira o consumo de frutas no lugar de doces.  
- Frutas secas (uva passa, damasco, ameixa seca) e oleaginosas (nozes, castanhas, avelãs, amêndoas) são muito nutritivas, porém calóricas. Consuma com moderação! Evite passar da quantidade de 5 a 7 unidades.
- Se não consegue resistir aos doces, opte por apenas um e coma com moderação! O ideal é consumir após a refeição, pois irá satisfazer mais a vontade de consumir doce.
- Na preparação dos doces, reduza pela metade a quantidade de açúcar da receita ou substitua por adoçantes próprios para cozinhar.
- Evite polvilhar sobremesas com açúcar. Opte por canela.
- Não faça grande quantidade de comida para não ficar com sobras em casa.
- Se optar por consumir bebidas alcoólicas, seja prudente e nada de abusos! Dê preferência ao vinho tinto pelas suas propriedades antioxidantes.
- Atenção aos refrigerantes! Eles devem ser cortados ou, ao menos, reduzidos do cardápio. Mesmo os diets e lights não são liberados, pois contém alto teor de sódio na formulação.
- Beba bastante água para hidratar e desintoxicar o organismo.
- Após as datas festivas retorne a sua rotina de alimentação equilibrada e saudável e se possível, realize alguma atividade física.

Agora que já sabe como realizar uma ceia sem exageros, festeje o Natal e toda paz que ele traz!
Feliz Natal e um próspero Ano Novo!!!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O Papel da Atividade Física no Tratamento da Obesidade


            A obesidade é geralmente definida como a condição de pesar 20% ou mais acima do seu peso ideal que pode ser verificado em uma tabela de peso. Nos Estados Unidos, cerca de um a cada cinco homens e uma a cada três mulheres são obesos.
A meta no tratamento da obesidade é perder peso. Atividade física é uma parte essencial em qualquer programa de perda de peso e deve tornar-se permanente em seu estilo de vida. Os benefícios da atividade física podem incluir:

- Queima de calorias e perda de peso
- Manutenção da tonificação dos músculos
- Aumento da taxa de metabolismo (a quantidade de calorias que o seu organismo queima 24 horas por dia)
- Melhoria na circulação
- Melhoria nas funções cardíacas e pulmonares
- Aumento do autocontrole
- Redução do estresse
- Aumento de concentração
- Melhoria na aparência
- Redução da depressão
- Diminuição do apetite
- Melhoria na qualidade do sono
- Prevenção de diabetes, pressão sangüínea e colesterol alto.

Algumas pessoas podem perder peso sozinhas, mas a maioria deve procurar a ajuda de um médico que checará sua pressão arterial e batimentos cardíacos, perguntar sobre sua histórico e pedir exames laboratoriais, se necessário.
Seu médico poderá encaminhá-lo a um nutricionista para planejar uma dieta saudável que o ajudará a perder peso.

Algumas sugestões de exercícios:

- Caminhar todos os dias.
- Usar escadas ao invés dos elevadores.
- Encontrar uma atividade física que seja conveniente e adequada e que se encaixe ao seu estilo de vida.
- Ir a uma academia ou aulas de ginástica.
- Encontrar um amigo, colega de trabalho ou familiar para acompanhá-lo durante os exercícios.
Assim que começar a exercitar-se mais, mantenha em mente estas regras:

- Sua meta é começar uma rotina de atividade física que possa transformar-se em hábito agradável.
- Escolha atividades agradáveis, que possam ser adequadas e que se encaixem nos seus horários.
- Use uma tabela que mostre quantas calorias são queimadas em diferentes atividades físicas para que possa ter uma idéia dos tipos de exercícios.
- Se você não gostar de esportes ou academias, leve em consideração pedalar, caminhar ao ar livre ou se exercitar em casa com fitas de vídeo.
- Aumente aos poucos o nível de atividade para que haja um acréscimo nos ritmos da respiração, batimentos cardíacos e sudorese, todavia, evite forçar músculos ou exercícios que causem desmaios e náuseas.
- Aumente seus exercícios para trinta minutos diários para o bem da saúde cardiovascular. Exercícios longos e freqüentes, tais como caminhar ao ar livre, são melhores para perder peso. Faça exercícios de alongamento ou de aquecimento antes de começar a se exercitar e exercícios de relaxamento após.
- Use calçados próprios e roupas folgadas.
- Tome uma quantidade extra de água ou de líquido, quando fizer muito exercício ou quando estiver em tempo de calor.

Siga estas regras para manter seu programa de exercícios:
- Escolha uma modalidade de atividade física agradável.
- Evite ser competitivo ,melhore seu desempenho sem comparar-se com outra pessoa.
- Combine atividade física com atividades sociais, como por exemplo, exercitar se em grupo.
- Evite cansaço e lesões por faltar às atividades durante 1 ou 2 dias por semana.
- Procure recuperar-se completamente de alguma doença ocasional antes de recomeçar os exercícios.
- Lembre-se que atividades físicas devem continuar por toda vida. Não tente ser muito intenso e divirta-se ficando saudável.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O que comer na rua?


O estilo de vida adotado pela maior parte das sociedades dos diversos países do mundo tem levado a realização das refeições fora de casa, o que consequentemente pode vir a dificultar as escolhas saudáveis que envolvem a alimentação.
Muitas vezes, por uma série de motivos, as pessoas se vêem levadas a fazer escolhas pouco saudáveis, mas aparentemente mais práticas como os sanduíches e salgados ricos em gorduras e sal, que são altamente calóricos e pobres em nutrientes importantes para a saúde, contribuindo, em longo prazo, para o aumento do desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como a hipertensão, o diabetes, a obesidade, entre outras.

É possível se alimentar de forma saudável fora de casa, mas é preciso escolher bem o local onde vai realizar sua refeição, levando em consideração a variedade que este local pode oferecer e observar as condições de higiene.

O ideal é dar preferência a legumes e verduras, carnes brancas (menos as preparações fritas ou com molhos gordurosos por cima), arroz (preferencialmente o integral) e feijão (sem salgados) ou outro tipo de leguminosa. Devemos evitar os pratos muito elaborados que, geralmente, tem excessos de cremes e molhos e conseqüentemente não são saudáveis e são bem calóricos!

Para beber prefira sempre os sucos da fruta sem adição de açúcar, pois são livres de corantes e conservantes, sódio e açúcar.

De sobremesa o melhor é optar por frutas ou saladas de frutas. Os doces são calóricos demais, ricos em açúcar e, na maioria das vezes, ricos em gordura hidrogenada.

Os restaurantes que oferecem serviços de buffet chamado “a quilo” podem ser uma boa opção, porém é importante tomar cuidado com a imensa variedade oferecida, fato que pode desorganizar seu plano alimentar. Comece sempre pela salada, assim seu prato ficará colorido, saudável e nutritivo. Dessa forma você também evita exagerar em carboidratos ou frituras.

 É importante também ficar atento ao horário da refeição quando optar por este tipo de serviço. Almoçar em restaurantes self-service após as 14h pode significar um risco à saúde, uma vez que neste horário, a maioria dos alimentos disponíveis nos estabelecimentos pode estar imprópria para o consumo devido ao longo tempo de exposição a temperaturas inadequadas.

Desta forma, é muito importante estar atento a todos os aspectos que estão envolvidos no ato de se alimentar, procurando escolher refeições completas ao invés de lanches rápidos e pouco saudáveis. Para um número cada vez maior de pessoas, comer fora de casa não é apenas uma questão de prazer, logo devemos ter atenção ao que estamos escolhendo.