Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

terça-feira, 26 de julho de 2011

Dislipidemia - o que é??

           Dislipidemia refere-se às alterações nas concentrações dos lipídios sangüíneos (Colesterol, HDL-C, LDL-C, VLDL-C e triglicerídeos). Essas alterações elevam as chances da aterosclerose, favorecendo o desenvolvimento de hipertensão arterial, doenças coronarianas, infarto do miocárdio e derrame.
            O diagnóstico é feito através de um exame de sangue, com a verificação do perfil lipídico. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), existem duas maneiras de classificar as dislipidemias: Laboratorial e etiológica.
                                                
Laboratorial

Hipercolesterolemia isolada- Colesterol total (CT) e/ou LDL-C (colesterol ruim) elevados
Hipertrigliceridemia isolada- Triglicerídeos (TG) elevado
Hiperlipidemia mista- Colesterol total e triglicerídeos elevados

Etiológica

Dislipidemia primária Origem genética
Dislipidemia Secundária Causada por outras doenças/medicamentos


De acordo com dados da Associação Médica do Canadá (CMA, 2003) a doença arterial coronariana é a principal causa de morte no país, sendo responsável por 75% do nº total de óbitos. Estudos indicam que esse quadro também é semelhante nos EUA, sendo responsável por aproximadamente 500 mil mortes por ano, sendo considerada problema de saúde pública. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Cardiologia indica que, em nove capitais, o nível de colesterol total foi de 183 ± 39,8 mg/dl, sendo mais elevado em mulheres e indivíduos de faixas etárias mais elevadas.
Pode-se considerar como fatores de risco para a aterosclerose o fumo, hipertensão arterial sistêmica (pressão arterial 140/90 mmhg), HDL-C < 40 mg/dl, diabetes Mellitus (diabéticos são considerados como portadores de aterosclerose), idade > 45 anos para homens e  > 55 anos para mulheres, histórico familiar precoce de aterosclerose (parentes de primeiro grau <55 anos para homens e < 65 anos para mulheres)
De acordo com o American College of Sports Medicine, existem quatro estratégias principais de intervenção sobre as concentrações dos lipídios sangüíneos: dieta, medicamento, exercício e modificação no estilo de vida.
O exercício físico para uma pessoa com dislipidemia deve priorizar atividades que tenham como objetivo as melhorias dos componentes da aptidão física voltados à saúde como: Aptidão cardiorrespiratória, força e resistência muscular, flexibilidade e composição corporal. Além disso, é importante lembrar que uma sessão de exercícios provoca alterações nas concentrações de todos os lipídeos que perduram até 48 horas após a sua interrupção, sendo desaconselhável a realização de um exame de sangue antes desse período.
A atividade aeróbia deve ser a principal no programa de treinamento deste individuo, pois ajuda na melhoraria do perfil lipídico. Quando os exercícios aeróbios são realizados sem modificações nos hábitos alimentares, provocarão elevações nas concentrações de HDL-C (colesterol bom) e reduções nas concentrações de triglicerídeos. Atividade física atrelada a uma boa alimentação e acompanhamento médico é a chave para o sucesso no tratamento desta doença.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Festa Julina x Calorias

Use a tabela de calorias e aproveite as festas sem exagerar!!!

DOCES

Amendoim torrado. 50g (o equivalente a três colheres de sopa) tem 300 kcal
Arroz doce (1 xícara de chá): 330 kcal
Bolo de fubá (1 fatia grande): 340 kcal
Bolo de fubá (1 fatia média) tem 220 kcal
Bolo de mandioca com coco (1 fatia grande): 300 kcal
Canjica (1 colher sopa): 40 kcal
Canjica - 1 pires – 120g – 136 kcal
Cocada: 400 calorias (1 unidade média de 70 gramas)
Curau (1 xícara de chá): 231 kcal
Doce de abóbora: porção de 50g de tem 107 kcal
Doce de Abóbora com coco: 83 calorias (1 colher sopa cheia 40gramas)
Doce de Mamão Verde (1 colher de sopa): 78 kcal
Maçã do amor (1 unidade de 150g): 432 kcal
Paçoca: 115 calorias (1 unidade de 30 gramas)
Pamonha (1 unidade de 100g): 195 kcal
Pé de moleque: 88 calorias (1 unidade de 20 gramas)
Pipoca doce (1 xícara chá): 177 kcal
Suspiro (1 unidade): 41 kcal


SALGADOS

Caldo Verde (1 prato): 234 kcal
Cachorro Quente (1 unidade): 191 kcal
Churrasquinho no espeto (1 unidade): 200 kcal
Espiga de milho cozido (1 unidade média): 132 kcal
Pinhão (1 xícara chá): 201 kcal. Cada unidade de pinhão tem 12 kcal
Pipoca (1 xícara chá): 103 kcal. A pipoca é uma opção saudável e não muito calórica (um saquinho médio tem 103 kcal). Mas não vale colocar manteiga - uma colher de sopa pode somar 140 kcal ao petisco
Salsichão (1 unidade): 215 kcal

BEBIDA ALCÓOLICA

As bebidas alcoólicas são bastante calóricas, por isso modere no quentão (o copo pequeno, de 150 ml, tem 280 kcal) e no vinho quente (a mesma medida tem 180 kcal

terça-feira, 12 de julho de 2011

Fibromialgia


          A Fibromialgia é uma doença complexa com múltiplos sintomas e que se caracteriza principalmente pela presença de dores nos músculos e tecidos conectivos fibrosos (ligamentos e tendões) específicos em até 18 regiões do corpo. Outros sintomas incluem: fadiga crônica, distúrbios no sono/ insônia, depressão, rigidez articular matinal, ansiedade e diminuição de resistência aos exercícios. Foi oficialmente reconhecida em 1990 pelo comitê do Colégio Americano de Reumatologia.
Não são muito claros os mecanismos de desenvolvimento da fibromialgia, mas os achados laboratoriais são bem expressivos, pois apontaram atrofia das fibras musculares tipo II, edema focal, alterações mitocôndrias, diminuição das concentrações de glicogênio e hipóxia das fibras musculares causada por alterações da microcirculação. Podem-se perceber duas características evidentes: são músculos fracos e fadigam com facilidade, portanto o trabalho ideal para o portador de fibromialgia não deve ser prolongado, nem de altas cargas de peso (hipertrofia).
Embora afete ambos os sexos, 80% dos casos referem-se a mulheres entre 20 e 55 anos, com estado sócio-econômico médio e alto.
            O diagnóstico é através do tato usando o polegar em 18 pontos anatômicos pré-estabelecidos, com uma pressão de 2 a 4 kg. A dor em pelo menos 11 já caracteriza a doença. Nestes locais formam-se nódulos dolorosos que levam a muita dor ao serem pressionados.
Somente o médico pode dar o diagnóstico. O professor de Educação Física pode ajudar, pois há muitas pessoas que não sabem que têm a doença. Em caso de suspeita, procurar orientação de um reumatologista. Não existem exames laboratoriais ou radiológicos para diagnosticar a doença. Somente por exclusão.
A fibromialgia causa uma série de conseqüências à saúde do individuo como,

- Capacidade funcional diminuída
- Baixa capacidade física
- Baixa qualidade de vida
- Isolamento social
- Baixa estima
- Afastamento das atividades profissionais
- Secura na boca
- Incontinência fisiológica
- Sensibilidade à luz
- Mudanças de humor
- Incapacidade cognitiva

            A atividade física para este individuo deve ser de baixa intensidade em todos os seus tipos, devido a vários fatores. Deve-se ter o máximo de cautela e bom senso e limite pelo mínimo. O objetivo principal é manter o individuo se exercitando, já que a aderência é pequena e a capacidade bio-psico-social-funcional é muito baixa.
            Como benefício, a atividade física proporciona para uma pessoa com fibromialgia: sono recuperador, endorfinas endógenas, diminuição da depressão, melhora da auto-estima, atividades físicas funcionais que melhoram o dia a dia, diminuição dos pontos dolorosos de dor e dores em geral e convívio social.
            O exercício físico para uma pessoa com fibromialgia deve ser acompanhado com muito cuidado e merece uma atenção redobrada devido a pouca produção de serotonina (que é uma substância produzida pelo organismo para regular a sensação de dor). Em uma pessoa saudável, quando o corpo se exercita, ou se movimenta, o organismo produz automaticamente a serotonina para proteger os músculos de dores. Sendo assim, basta uma pequena sobrecarga das articulações, para que a dor comece, de forma que, o ideal é praticar atividades leves, e também uma atividade que cause prazer à pessoa para que aumente os níveis de serotonina no cérebro.
            A meta para uma pessoa com fibromialgia não deve ser o ganho de massa muscular e sim a melhoria do bem-estar e da saúde. Para isso este paciente tem que estar sendo muito bem acompanhado por um médico e um profissional de educação física.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Alimentação no inverno


No inverno sentimos vontade de comer mais e comer alimentos calóricos. Isso ocorre a pedido do nosso corpo. Nós precisamos manter a temperatura corporal e fazer todas as tarefas da nossa rotina, com isso precisamos de mais energia.

Nessa época do ano o metabolismo corporal fica mais acelerado, pois necessita produzir maior quantidade de calor, a fim de manter a temperatura do corpo. Esse gasto de energia aumenta a fome. Associados a este fator orgânico existem outros dois fatores que contribuem significativamente para o aumento do peso, que são: o aspecto psicológico do indivíduo e a falta de exercício físico regular.

No inverno ocorre uma queda na produção de serotonina (hormônio da felicidade) e justo por esse motivo, as pessoas se sentem mais deprimidas e “atacam” o chocolate e alimentos que auxiliam no aumento da serotonina (ler alimentação x Humor). Além do excesso de comida, vem a falta da atividade física. Geralmente por causa do frio as pessoas tornam-se sedentárias. A conseqüência desse “ataque” é o aumento de peso! 

O que muita gente não sabe é que essa época do ano é a melhor época para emagrecer! Com o frio o nosso organismo fica mais acelerado, justo para nos aquecer e isso facilita o emagrecimento. Sabendo escolher os alimentos e praticando atividade física o emagrecimento será rápido e fácil!  

Para isso deve-se consumir menos chocolate, cremes, sopas, fondues, quiches, tortas, doces, bebidas alcoólicas e consumir mais frutas, verduras, legumes, fibras. Preparações quentes como caldos e sopas de legumes, chás, frutas assadas e legumes cozidos podem ser consumidas, pois aliviam a fome e aquecem o corpo. É importante também não pular refeições, evitando o jejum prolongado.

As atividades físicas podem proporcionar uma sensação maior de prazer, pois auxilia na produção de serotonina. Para quem não consegue continuar exercitando com a mesma intensidade do verão, a dica é continuar malhando pelo menos três vezes por semana, durante trinta minutos, no mínimo. As atividades aeróbicas como caminhada, corrida ou bicicleta são ótimas opções para evitar o ganho de peso comum durante o período.

Outro ponto é se exercitar ao ar livre. Pouco sol pode alavancar a vontade de comer carboidratos mais calóricos e gordurosos.  Quando não temos sol, como nos dias mais cinzentos do inverno, a produção de serotonina pelo cérebro também diminui. Além de fazer bem à saúde, você precisa de vitamina D para manter os teores de cálcio em dia e evitar a osteoporose.

E não deixe de se hidratar! A água fica esquecida nos dias frios, mas esse hábito não deve ser deixado de lado. Ande sempre com uma garrafa por perto e mantenha seu corpo hidratado. No inverno a diurese está aumentada, por isso o consumo de água é essencial, além de também prevenir complicações pulmonares.

Agora é só aproveitar o friozinho e manter a saúde em dia!!