Nutrição e Atividade Física

Nutrição e Atividade Física

segunda-feira, 28 de março de 2011

Antioxidantes

Todos já ouviram falar em antioxidantes e em como eles “destroem” os radicais livres, mas o que são antioxidantes? O que são radicais livres? Para entender melhor como os antioxidantes agem e para que eles servem, temos que entender o que são radicais livres.
Os radicais livres são moléculas soltas no nosso organismo que entram nas nossas células e oxidam essas células, ou seja, os radicais livres lesionam as nossas células causando o envelhecimento precoce ou doenças, ou eles matam as nossas células.
Os antioxidantes são um conjunto heterogêneo de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais e, ainda, enzimas, que bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres. O termo antioxidante significa: "que impede a oxidação de outras substâncias químicas”.
Eles atuam de diferentes formas contra os radicais livres. Primeiramente eles agem impedindo a formação das moléculas de radicais livres. Se a molécula for formada, eles também são capazes de impedir o ataque dos radicais livres evitando a formação lesões em nossas células. Eles ainda podem reparar as lesões caudadas pelos radicais removendo os danos e reconstituindo as células danificadas.
Assim, eles são eficazes contra o envelhecimento precoce da pele e do organismo como um todo, auxiliando e prevenindo doenças como catarata e as alterações do sistema nervoso (como Alzheimer); ampliam do tempo de vida e previnem doenças como as cardiovasculares, diversos tipos de câncer e auxilia no tratamento da AIDS.
Mas para que essas ações ocorram, é necessário que o nosso organismo esteja em condições naturais e ideais, ou seja, nosso sistema antioxidante deve estar perfeito e para isso devemos ter uma boa alimentação, pois dessa forma temos enzimas adequadas, funcionamento intestinal normal e fonte de vitaminas e minerais.
A alimentação adequada para termos uma boa fonte de antioxidantes no nosso organismo deve conter frutas, legumes, verduras e cereais integrais. Nada muito complicado correto?! Então vamos analisar os alimentos fontes e introduzi-los na alimentação diária!

ALIMENTOS FONTE DE ANTIOXIDANTES:
·         B-caroteno: presente em alimentos de coloração amarela/laranja, como mamão, cenoura, abóbora, manga, pêssego e vegetais verdes escuros, como espinafre, couve, chicória, agrião.
·         Vitamina C: presente principalmente em frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi, caju, kiwi, acerola, morango, mamão, goiaba, manga e hortaliças como couve, brócolis. A Vitamina C possui efeito protetor contra danos causados pela exposição a radiações e medicamentos, também é atribuído a vitamina C o papel de protetora contra o desenvolvimento de tumores.
·         Vitamina E: presente em grãos e sementes oleaginosas, como gérmen de trigo, sementes de girassol, nozes, amêndoas, avelãs, e também encontrado em couve, abacate, alface, espinafre, carnes magras, laticínios e óleos vegetais. A vitamina E pode impedir danos causados por radicais livres associados a doenças específicas como artrite ou catarata.
·         Flavonóides: encontrado em sucos de uva e vinhos tintos, morangos, nozes e soja. Os flavonóides são responsáveis por “eliminar” os radicais livres do nosso organismo e também estão associados a prevenção de doenças cardiovasculares.
·         Licopeno: Presente em alimentos avermelhados, como o tomate, melancia, pitanga, mamão e goiaba. O licopeno é o principal flavonóide encontrado em nossa alimentação e é bastante associado a prevenção de vários tipos de câncer.
·         Catequinas: presente principalmente em chás, como o chá verde ou o chá preto. As catequinas podem ser benéficas para algumas doenças como o diabetes tipo 1, cardiopatias e infecções virais.
·         Resveratrol: presente na uva roxa.
·         Vitamina A: encontrada nas mesmas fontes que o B-caroteno (pois esse é precursor da Vitamina A) e também em alimentos de origem animal, como fígado. A vitamina A tem apresentado ação preventiva contra vários tipos de câncer como o de mama, estômago, bexiga e pele, e juntamente com a vitamina C pode prevenir o câncer retal ou de cólon.
  • Magnésio: cereais integrais, castanhas
  • Zinco: Grão de bico e leguminosas (ervilha, lentilha, feijões), semente de abóbora, cereais integrais, oleaginosas como a castanha do Brasil, de caju e amêndoas, gergelim e o tahine que é a pasta de gergelim prensado.
  • Cobre: produtos marinhos (especialmente os frutos do mar tais como as ostras, lulas e siris, que concentram o cobre da água de mar ao se alimentarem mediante filtração), as carnes orgânicas (como o fígado, rins), grãos inteiros, amendoim, nozes, amêndoas, sementes de girassol, passas, legumes (feijão, grãos-de-bico e lentilhas) e o chocolate
  • Manganês: castanhas, legumes, grãos integrais
  • Cromo: grãos integrais
  • Selênio: castanhas, nozes, avelã

É importante lembrar que é sempre bom consultar um nutricionista para uma indicação correta  da quantidade necessária de antioxidantes para cada indivíduo.



segunda-feira, 21 de março de 2011

Power Balance: Verdade ou Mentira?

         

           Atualmente nas academias e no mundo dos esportes podemos observar muitas pessoas usando uma pulseira, chamada Power Balance, que promete proporcionar alterações em sua harmonia corporal e mental, e em pouco tempo sentir uma melhora significativa em sua estrutura física e, principalmente, em sua qualidade de vida, além de melhorar a força e equilíbrio e proporcionar melhora no sono, resistência e flexibilidade. 
            O corpo humano é bastante complexo e existem coisas que ainda ninguém conhece. Porém, está provado que em nosso organismo ocorrem processos eletroquímicos que geram energia eletromagnética. Cada vez que o corpo dá a ordem para respirar, o ar entra em nosso organismo, o sangue circula, o coração trabalha, nosso cérebro processa a informação e desta forma, conseguimos fazer praticamente tudo que está ao nosso alcance físico e psicológico. Tudo isto proporcionado por impulsos elétricos que circulam em nosso corpo. Algumas culturas defendem que nosso corpo tem equilíbrio quando conseguimos balancear os impulsos elétricos positivos e negativos de forma uniforme.
 O efeito psicológico da pulseira sobre nosso organismo ajuda a regular estes campos. Será que tudo isso é verdade? NÃO EXISTEM EVIDÊNCIAS CIENTIFICAS! Fazendo uma pesquisa em artigos científicos sobre o assunto, não obtive nenhum resultado que sustentasse essa teoria. Nosso equilíbrio melhora através de ajus­tes no funcionamento e coordenação dos movimentos em nível cerebral. O que pode acontecer na realidade é um efeito “psicológico” no usuário que ao usar a pulseira acaba se achando mais equilibrado, flexível e com movimentos mais coordenados.
            Não se deixe enganar por moda, pois na maioria das vezes ela só tem um objetivo: O lucro. Nada na vida é fácil e quando o assunto é exercício e qualidade de vida não é diferente Quer melhorar seu equilíbrio? Então procure um profissional de educação física e comece já seu treinamento. O resultado pode não ser imediato, porém é a única forma de você alcançar seus objetivos de forma saudável.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Dieta Detox

A dieta Desintoxicante ou Detox tem como objetivo a limpeza do organismo. Com ela há a retirada de toxinas do organismo, principalmente do fígado, onde ocorre acúmulo e no intestino, que muitas vezes perde sua capacidade de absorção pelo acúmulo. Assim ajuda a eliminar impurezas, melhora o aspecto da pele, o funcionamento do organismo e auxilia em melhores resultados nos tratamentos estéticos, como por exemplo, para a celulite. A modificação da alimentação faz com que tenha uma perda de peso, mas esse não é o objetivo principal da dieta detox.

Essas toxinas são substâncias que levam ao envelhecimento e morte precoce de nossas células, prejudicando o funcionamento dos nossos órgãos e acarretando em uma pele seca, com escamas e outros sintomas. Entre as toxinas que mais consumimos encontramos as gorduras, principalmente saturadas; os açúcares e os aditivos alimentares encontrados em alimentos industrializados. Também são consideradas toxinas a lactose, o glúten, algumas oleaginosas e a clara do ovo, por serem altamente alergênicos.
Para realizar a dieta detox devem ser retirados do cardápio alguns alimentos, porém essa retirada deve ser de no máximo 7 a 10 dias. Pois dessa forma já ocorre a limpeza do organismo, sendo posteriormente introduzida uma dieta balanceada para manter um bom funcionamento. Os alimentos comumente retirados são carnes vermelhas e frango; frituras; alimentos industrializados, inclusive o adoçante; cafeína; alimentos com glúten e lactose; ovo e açúcares.
E são incluídas preparações naturais com uso de temperos naturais, com ingredientes orgânicos e com antioxidantes, que previnem o envelhecimento celular e melhoram o funcionamento do organismo, como a vitamina A, vitamina C, zinco, magnésio, entre outros.
São alimentos permitidos durante a detox arroz integral, leguminosas como lentilha e grão de bico; peixe; legumes; verduras; frutas e chás de ervas, sem açúcar ou adoçante.
Durante e após a detox é indicada a suplementação de alguns nutrientes e de microorganismos para a reposição da flora intestinal.
Veja um exemplo de cardápio detox:

Café da manhã:
- suco de limão com couve - meia folha de couve pra 1 copo de suco de limão. O limão é apenas o veículo pra couve. Por ser verde escura, a couve tem vitamina b6, magnésio e ácido fólico, elementos que agem como regeneradores hepáticos.
- pão sem miolo - o fígado é o responsável pelo metabolismo mecânico. Quanto mais carboidrato a pessoa ingerir, mais trabalho o fígado vai ter. Quando o órgão está adoecido, ele fica mais fraco. Portanto, a ingestão de carboidratos cansa o fígado e acaba prejudicando-o.
- queijo branco - como opção para colocar no pão, o queijo branco sustenta bem a vontade do salgado. Poderia, também, ser uma geléia sem açúcar. O recomendável é não colocar manteiga ou margarina, que têm muita gordura e acabam prejudicando o fígado.
- chá - de chapéu de couro com casca de maçã e canela, ou chá verde, ou chá de maçã. A canela diminui a insulina. A maçã, além de antioxidante, suaviza o sabor.

Lanche:
castanhas ou frutas - 4 castanhas ou 6 amêndoas - são fontes dos ômegas 3 e 6, que são importantes para fortalecer o sistema imunológico e servem como atiinflamatório. As frutas são sempre boas opções de lanche. O ácido presente na maçã, por exemplo, é um composto antiinflamatório. O suco da maçã é regenerativo.

Almoço:
-salada com folhas escuras - repolho, almeirão , brócolis, agrião, rúcula, alface , mostarda, couve e espinafre são alimentos que tem enxofre. Esses alimentos possuem substâncias que vão limpar as vias do seu corpo. O fígado produz uma enzima que limpa o corpo, mas ela só a produz quando o corpo ingere enxofre (couve flor, brocolis, couve, couve de bruxelas são bons exemplos).
-Feijão branco ou lentilha ou grão de bico - estes alimentos possuem colina. O elemento ajuda na limpeza do fígado. Possuem também, taurina. A substância é desintoxificante. Ela varre as toxinas.
-Arroz integral – por ser um carboidrato complexo, possui digestão mais lenta e, conseqüentemente, proporciona absorção mais lenta. Além disso, as fibras alimentares por serem substâncias que não são utilizadas pelo organismo, competem com a absorção de diversos nutrientes, como as gorduras. Também aumentam a saciedade. 
- carne branca ou peixe - a sardinha é uma fonte de ômega 3. Substituir a carne vermelha por carnes brancas ou peixe é uma boa ideia porque o fígado tem muito trabalho na digestão das carnes vermelhas. O processo de metabolização da carne branca é mais leve, exige menos esforço do órgão.

Lanche da tade:
chá e biscoito integral - maçã com canela, chá verde. Não são recomendados chás muito misturados, ou chás que incentivam o funcionamento do intestino ou, ainda, para perder peso.

Jantar:
- o jantar pode ser uma repetição do que foi ingerido no almoço. Ou opção de sanduíches com pasta magra (de ricota, por exemplo). O sanduíche pode ser feito com pão sírio. Ele é mais leve que o pão de sal. Leva menos farinha e, portanto, tem menos carboidrato, sendo conveniente para o fígado. Quem quiser outra opção pode fazer uma sopa de lentilha, de grão de bico, de cenoura ou, ainda, de espinafre ou couve.


Lembre-se! O cardápio é apenas um exemplo. Para realizar uma dieta detox corretamente é necessário procurar um profissional nutricionista.